I SÉRIE — NÚMERO 11
6
O Sr. Luís Soares (PS): — … mas há um aspeto que queria deixar claro, Sr. Deputado: nós não desistimos
do Serviço Nacional de Saúde, nós não olhamos para o Serviço Nacional de Saúde e para os seus problemas respondendo apenas com o recurso ao setor privado.
Aplausos do PS. Por isso, o Sr. Deputado traz-nos aqui hoje uma evidência: parece que o PSD acordou agora. A questão do
planeamento dos recursos humanos, das dificuldades dos recursos humanos, é uma questão de agora? Não é uma questão de agora. Onde andou o PSD até agora?
Protestos do PSD. A Sr.ª Joana Cordeiro (IL): — Mas quem é que está no Governo há oito anos? O Sr. Luís Soares (PS): — Pois nós já há muito tempo que iniciámos este processo. Sr. Deputado, em
novembro do ano passado, valorizámos a carreira de 18 000 enfermeiros — 18 000 enfermeiros! Desde 2015 até agora, não temos tido outra principal prioridade que não seja a de recuperar aqueles que tinham sido os cortes feitos precisamente nos médicos, nos enfermeiros, nos assistentes operacionais. Tem sido essa a nossa principal missão.
A Sr.ª Maria Antónia de Almeida Santos (PS): — Exatamente! Bem lembrado! Protestos de Deputados do PSD. O Sr. Luís Soares (PS): — Por isso, estranho muito que o Sr. Deputado tenha chegado agora com esta
dúvida de que o Governo é incapaz. Sr. Deputado, nós estamos há 12 meses em diálogo com os sindicatos. É verdade que não conseguimos um acordo.
Protestos de Deputados do PSD, do CH e da IL. O Sr. Bruno Nunes (CH): — Agora é que é! O Sr. João Dias (PCP): — Há 12 meses! É muita moratória! O Sr. Luís Soares (PS): — Agora, o que estranhamos é que o PSD, perante uma proposta do Governo que
valoriza a carreira dos médicos — e lá chegaremos, Srs. Deputados, quando a proposta chegar ao terreno, lá chegaremos para ver se ela é boa ou não é boa —, esteja desatento a isso.
O Sr. Bruno Nunes (CH): — É a partir de segunda-feira! O Sr. Luís Soares (PS): — Tinha aqui uma oportunidade, convocou um debate de urgência, e, porque falar
assim, na espuma dos dias, é fácil, eu pergunto: qual é a proposta concreta que os Deputados do PSD têm para valorizar os profissionais? Qual é?
Aplausos do PS. A Sr.ª Maria Antónia de Almeida Santos (PS): — Zero! Não têm! Protestos de Deputados do PSD.