12 DE OUTUBRO DE 2023
39
Quem quiser verificar, pode verificar na súmula n.º 15 que nenhum dos participantes nessa Conferência de Líderes contestou.
Isto quer dizer que as linhas orientadoras contaram com a não oposição de nenhum grupo parlamentar: PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP, Bloco de Esquerda, assim como dos Deputados únicos representados também nessa Conferência de Líderes.
Então, agora, se me permitem, vou ler as linhas orientadoras aprovadas, consensualizadas na Conferência de Líderes de 28 de setembro, no que diz respeito às datas sobre as quais, e cito o documento, no seu ponto três, «há de girar o programa comemorativo»: 25 de Abril de 1974, como o momento do derrube da ditadura do Estado Novo e do início da transição democrática; 25 de abril de 1975, primeiras eleições livres e por sufrágio universal em Portugal; 2 de abril de 1976, aprovação da Constituição da República Portuguesa; 25 de abril de 1976, primeiras eleições para a Assembleia da República; 27 de junho de 1976, primeira eleição do Presidente da República por sufrágio direto e universal e primeiras eleições para as Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas; 12 de dezembro de 1976, primeiras eleições para as autarquias locais, assim se fechando o ciclo eleitoral para todos os órgãos políticos locais.
Isto é, nas linhas orientadoras, consensualizadas em devido tempo na Conferência de Líderes, no que diz respeito às datas que devem organizar as comemorações, aqui, na Assembleia da República, a data do 25 de Novembro não consta; não por decisão minha, mas por consenso obtido na Conferência de Líderes.
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! O Sr. Presidente: — Consenso significa que nenhum grupo parlamentar se opõe. A minha pergunta ao Sr. Deputado Rui Rocha é muito simples: disto que eu disse, o que é que o Sr. Deputado
não percebeu? Aplausos do PS, do L, de Deputados do PCP e do BE e do Deputado do PSD Adão Silva. Tem a palavra, para responder, o Sr. Deputado Rui Rocha. O Sr. Bruno Nunes (CH): — O quê?! Qual é a figura regimental que está em causa? O Sr. Pedro Pinto (CH): — Ele não pode fazer isto! O Sr. Presidente: — Peço silêncio para que o Sr. Deputado possa usar da palavra. O Sr. Pedro Pinto (CH): — Não pode fazer isto! Tem de se sentar na bancada, é Deputado! Protestos do Deputado do PS Eurico Brilhante Dias. Não é verdade, Eurico! Sabes que não é verdade! O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, peço silêncio para que o Sr. Deputado possa responder aos pedidos
de esclarecimento que lhe foram dirigidos. O Sr. Pedro Pinto (CH): — O Presidente da Assembleia não pode fazer um pedido de esclarecimento. Onde
é que está escrito que pode? Protestos do Deputado do PS Eurico Brilhante Dias. O Sr. Rui Rocha (IL): — Sr. Presidente, muito obrigado pela questão que me coloca. Vou situar-me na minha intervenção: a Iniciativa Liberal não tem rigorosamente nada a opor a nenhuma das
datas que integram o programa das comemorações…