I SÉRIE — NÚMERO 20
14
serviços públicos sejam dignos e que as pessoas não tenham de ficar às 4 ou às 6 horas da manhã à espera de serem atendidas, num qualquer centro de saúde.
Aplausos do PSD. O Sr. Presidente: — Para uma intervenção em nome do Grupo Parlamentar do Chega, tem a palavra o Sr.
Deputado André Ventura. O Sr. MiguelSantos (PSD): — É sempre o mesmo! O Sr. André Ventura (CH): — Sr. Presidente de algumas bancadas deste Parlamento, Sr.ª Ministra, Srs.
Deputados: O dia tardou, mas chegou. Dissemos que este Governo não chegaria ao seu fim. Não sabíamos, na altura, que as causas seriam muito mais profundas do que aquelas que anunciámos, mas, como a justiça nunca tarda, ela chegou. E chegou para nos dizer que o Partido Socialista já nos tinha dado dois pântanos em Portugal: o pântano de António Guterres e o pântano de José Sócrates.
Sempre disseram que António Costa não, António Costa não, ele, o homem sério, ele o líder do Governo, ele o Primeiro-Ministro que iria endireitar-nos e levar o País ao desenvolvimento.
E eis que aqui estamos, no meio de um escândalo de corrupção, novamente, a envolver membros do Governo.
A Sr.ª Joana Lima (PS): — Não é verdade! O Sr. André Ventura (CH): — E aqui estamos, novamente, no meio de um escândalo enorme de degradação
das instituições… Protestos do PS. … que só tem um responsável, mais uma vez: o Partido Socialista e a cultura de corrupção que criaram em
Portugal, ao longo dos últimos anos. Aplausos do CH. A Sr.ª Joana Lima (PS): — Fala do Orçamento! O Sr. André Ventura (CH): — Repito: a cultura de corrupção que criaram em Portugal, ao longo dos últimos
anos. Mas sim, Sr.ª Ministra, há um novo contexto internacional também. É o contexto em que, na Argentina,
venceu as eleições Javier Milei e é o contexto em que, ainda ontem, a liberal Holanda deu a vitória a Geert Wilders, que saudamos deste Parlamento, porque significa a mudança que temos de fazer aqui em Portugal.
Aplausos do CH. Por todos os países do mundo, os eleitores livram-se de sociais-democratas e de socialistas,… Protestos de Deputados do PS. … livram-se de liberais, livram-se de todos, para dizer que a alternativa é só uma: é a alternativa de dizer
que queremos o País nas nossas mãos, sem estar nas mãos dos burocratas de Bruxelas, da alta finança e daqueles que dominam os circuitos financeiros mundiais.
Vozes do CH: — Muito bem!