2 DE DEZEMBRO DE 2023
67
O Sr. Bruno Nunes (CH): — Sr. Presidente de algumas bancadas, Sr.as e Srs. Deputados: Agora, quando
ouvi o Sr. Deputado Hugo Carneiro, durante a nossa declaração de voto, ir afirmando que sim, que votamos a favor, e quando disse «nós, em fevereiro do ano passado, apresentámos algo completamente inovador» — não foi em fevereiro, foi em março, foi no dia 3 de março que foi votado —, gostaria de dizer-lhe o seguinte: a inovação que vocês apresentaram foi, pela primeira vez, reconhecer um erro, reconhecer uma gafe tremenda e tentar vir limpar a imagem do que fizeram aos emigrantes. Porque, meses antes, a responsabilidade da anulação e da quantidade de votos que foram para o lixo foi do PSD.
Aplausos do CH. Foi vossa responsabilidade, com a falta de respeito que tiveram por todos os emigrantes! Mas foi vossa, foi
do Sr. Deputado Paulo Pisco e de todo o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, que brincaram por completo com os emigrantes. E durante este tempo todo, mesmo a 3 de março, quando falamos aqui da alteração do sentido de voto, até a Iniciativa Liberal — que na altura tinha o mesmo líder que agora é candidato às eleições europeias e, por isso, o sentido de voto, entretanto, mudou — se absteve na votação e hoje já está a favor, porque, entretanto, dá jeito tentar cativar os votos e, por uma questão eleitoralista, olhar para aquilo que se passa lá fora. E o que se passa lá fora é que os senhores sempre tiveram, ao longo de 49 anos, mais apreço pelos imigrantes do que pelos emigrantes.
Aplausos do CH. Os senhores desrespeitam os portugueses que estão lá fora, porque sabem perfeitamente que o voto por
correspondência não chega a horas, que os consulados não funcionam, mas quem está lá fora não pode ser, nem nunca vai ser — podem ter a certeza — só fado e saudade, porque connosco também têm esperança.
Os senhores têm medo porque sabem que uma grande percentagem das pessoas emigrou pela falta de capacidade governativa e pela miséria que o PS e o PSD deram a essas pessoas nos últimos 49 anos,…
O Sr. Pedro Pinto (CH): — Exatamente! O Sr. Bruno Nunes (CH): — … e que a opção que essas pessoas têm para votar, no dia 10 de março, é no
Chega. E o vosso pânico é tanto, tanto, tanto, que, finalmente, vão perceber que a questão de dividir irmãmente o círculo da Europa acabou. Acabou, porque os votos vão cair no Chega, e esse é o vosso medo.
Aplausos do CH. O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado Hugo Carneiro deseja tomar a palavra para uma interpelação à Mesa? O Sr. Hugo Carneiro (PSD): — Sim, Sr. Presidente, para uma interpelação à Mesa, se todos os Colegas
tiverem terminado as suas declarações de voto, pois não quero interromper nenhuma. Posso? O Sr. Presidente: — Pode fazer a sua interpelação, pois já são 18 horas e 40 minutos. Faça favor. O Sr. Hugo Carneiro (PSD): — Sr. Presidente, apenas para que fique registado em ata — é nesse sentido
que faço a interpelação e não faço uma defesa da honra da bancada — que foi o Tribunal Constitucional que mandou repetir as eleições, nas últimas eleições,…
O Sr. André Ventura (CH): — Recurso de quem? Do PSD!