O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

394

II SÉRIE — NÚMERO 29

de 3 % para o 2.° semestre de 1982, deverão, em contrapartida, apresentar evoluções, respectivamente, de —2,2% e de 0,8%. Para a primeira parte de 1983 as previsões efectuadas em meados deste ano indicavam que o produto nestes dois países deveria crescer cerca de 3,5 % e 2 %. Mais recentemente a OCDE aponta, contudo, para taxas de 1,1 % na RFA e de 0,6 % na Franca.

A referência a estes dois países é significativa, para além da importância que assumem no âmbito da OCDE e da Europa. A RFA simboliza um país que os observadores se habituaram a considerar como uma

economia forte e estável. A França representa um país que, após a prossecução de uma política de crescimento moderado, se vê, progressivamente, obrigado a inflectir esta orientação, dadas as dificuldades que enfrenta nas respectivas contas externas e as contínuas pressões que se exercem sobre o franco. Recentemente foram adoptadas medidas de austeridade e desenvolvidos mecanismos proteccionistas. A necessidade de apoiar o franco e de garantir a respectiva competitividade externa pressionam a França a um maior controle da inflação e à adopção, no actual contexto, de políticas restritivas.

Evolução das previsões da OCDE sobre o crescimento económico para 1982 (PIB/PNB) (Taxas de crescimento anual em volume)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: OCDE.

Indicadores do mercado de emprego

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

i«) Situação em meados de Abril.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fones: Previsões da OCDE e dos países membros.

Remunerações e preços —1382

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fontes: OCDE e previsões dos países membros.