O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 DE FEVEREIRO DE 1986

1376-(189)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

UNICER — União Cervejeira, E. P.

1 — A UNICER foi constituída em Dezembro de 1977 pela fusão de três empresas cervejeiras — a CUFP, a COPEJA e a Imperial —, a primeira das quais em boa situação à data da fusão, a última em situação de falência técnica.

2 — Dedica-se a UNICER à produção e comercialização de cerveja — actividade principal — e de refrigerantes, anidrido carbónico e águas minerais.

Como a sua concorrente — CENTRALCER —, estava tecnicamente falida quando foi criada, com dívidas ao Estado no montante de 600 000 contos, mas recuperou significativamente no decorrer de 1979, tendo, contudo, sofrido prejuízos em 1980, em virtude do congelamento dos preços da cerveja e dos refrigerantes que entretanto se verificou.

A partir de 1981, assiste-se à progressiva recuperação da empresa e ao restabelecimento do seu equilíbrio económico-financeiro.

3 — A evolução da empresa de 1977 a 1983 pode resumir-se da seguinte forma:

d) Melhoria nítida do grau de autonomia (situação líquida/activo) a partir de 1982 e 1983 em resultado das reavaliações patrimoniais a que procedeu (35 % e 39 %);

b) A partir de 1982, a cobertura do imobilizado por capitais permanentes ultrapassa os 100 %, prevendo-se que atinja em 1984 o valor de 112,5 %;

c) Por isso, a liquidez geral (AC/PCP) também vem melhorando significativamente desde 1982;

d) Confrontando a evolução da produtividade (VAB/emprego) com a dos encargos por trabalhador, verifica-se um crescimento mais acentuado da primeira nos últimos anos, reduzindo--se, assim, a percentagem das despesas do pessoal no VAB;

é) Durante o período 1977 a 1983 a UNICER investiu 3,2 milhões de contos, com uma cobertura por parte do OGE de 13 %. A situação equilibrada em que se encontra hoje a empresa deve-se às medidas de saneamento financeiro, caracterizado por:

0 Dotação de capital de 100 000 contos (1981);

ii) Pagamento do IT em atraso em 60 prestações;

iii) Consolidação de 250 000 contos de passivo pelos credores;

f) A melhoria das quotas de mercado da cerveja registada relativamente à sua concorrente (35 % para 45 % em quatro anos) e o equilíbrio económico-financeiro já conseguido garantem boas condições de sobrevivência face à concorrência, quer interna, quer estrangeira, com completa autonomia face ao Orçamento do Estado. A rentabilidade do activo é da ordem dos 7 %, prevendo-se a sua elevação para 10 % em 1982.

Parecer e propostas Parecer sobre os documentos de prestação de contas

Examinámos as contas da UNICER — União Cervejeira, E. P., referentes ao exercício de 1984, de acordo com a metodologia e os condicionalismos constantes das «Normas dos exames para apreciação dos documentos de prestação de contas», aprovadas por despacho do Sr. Secretário de Estado das Finanças de 21 de Maio de 1984, tendo-se concluído que a UNICER está obrigada ao pagamento de complementos de reforma ao seu pessoal, não se encontrando constituída qualquer provisão para o efeito, donde resulta a omissão de uma responsabilidade em montante qúe não nos é possível estimar.