O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1376-(186)

II SÉRIE — NÚMERO 32

ANEXO II Conta de resultados comparados

(Valore* «oi canto*)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Transtejo — Transportes Tejo, E. P. Parecer e propostas Parecer sobre os documentos de prestação de contas

Examinámos as contas da Transtejo — Transportes Tejo, E. P., referentes ao exercício de 1984, de acordo com a metodologia e os condicionalismos constantes das «Normas para aprovação dos documentos de prestação de contas», aprovadas por depacho do Sr. Secretário de Estado das Finanças de 21 de Maio de 1984.

Em nosssa opinião, os citados documentos de prestação de contas traduzem razoavelmente a situação económico-financeira da empresa em 31 de Dezembro de 1984, bem como os resultados das operações referentes ao exercício findo naquela data.

Apreciação da situação da empresa

A situação económico-financeira da Transtejo, que . se mantém desequilibrada em 1984, vê-se fundamentalmente confrontada com um peso excessivo dos encargos financeiros na exploração (196 milhares de contos, correspondendo a 27,2 % das receitas) e com a necessidade de fazer face aos empréstimos contraídos para financiar os investimentos passados de renovação da frota (697 milhares de contos de despesa global acumulada), que entraram em período de amortização. Com um fraco nível de rentabilidade, a empresa não consegue, por si só, com a actual estrutura, gerar os meios que permitam proceder aos reembolsos de capital e respectivos juros desses empréstimos.

Para recuperar a actual situação da Transtejo e garantir que esta possa satisfazer o serviço da dívida sem