O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

462

II SÉRIE-A —NÚMERO 23

g) As instruções respeitantes ao modo como as contas e os processos devem ser submetidos à sua apreciação.

Assembleia da República, 26 de Fevereiro de 1993.— Os Deputados do PSD: Guiltierme Silva — Mário Maciel — Paulo Pereira Coelho — Fernando Amaral — Fernando Pereira —Jaime Milhomens.

PROJECTO DE LEO N.» 288/VB

CRIAÇÃO DÂ FREGUESIA DE GUEDIEROS NO CONCELHO DE TABUAÇO

1 — Motivos históricos

O lugar de Guedieiros, constituído por mais dois anexos. Corte Nova e Bouções, integrado na segunda maior freguesia do concelho de Tabuaço que é Sendim, situa-se na margem esquerda do rio Távora, servindo de limite entre o concelho de Tabuaço — a que pertence — com os concelhos de São João da Pesqueira e de Moimenta da Beira.

Falar-se de Guedieiros implica obrigatoriamente fazer referência à freguesia de Sendim, que é das mais importantes do concelho de Tabuaço, actualmente constituído por 17 freguesias e 4 lugares.

A freguesia de Sendim recebeu foral, dado por D. Afonso LU ito ano de 1250. Foi concelho, com comarca juiz ordinário e mais autoridades e empregados, sendo suprimido no ano de 1834. Nesta altura, compreendia outras freguesias — Granginha Arcos e Paradela.

Possui um património invulgar que é digno de ser conhecido e explorado.

Segundo reza a história e o indicam vestígios existentes na freguesia de Sendim e no lugar de Guedieiros, tudo leva a crer que estes lugares foram habitados antes do século x.

No ano de 985 foram arrasados deis mosteiros por Al Mançor, Califa de Córdova assassinando todos os frades e freiras, como fez em muitos outros mosteiros da Beira Alta.

O historiador Pinho Leal — Portugal Antigo e Moderno, 1880— diz que ali se encontraram vestígios de paredes, bem construídas, algumas de tijolos, barro e pedra (o que não é vulgar neste região, pois todas as construções são de granito, de que há grande abundância). Ali foram encontradas uma forja de ferreiro, uma enxada tribicular (de três bicos), parte de um hábito bordado a ouro, restos de lagares ou pias toscas, etc.

Ainda hoje existem várias sepulturas abertas na rocha espalhadas por vários lugares da zona que constituem a freguesia de Sendim; porém, mesmo no coração do lugar de Guedieiros, muito próximo do cemitério, mais propriamente do síüo do Cabeço dos Baguinhos, existem nove sepulturas que remontam ao período anterior ao da nacionalidade.

O lugar de Guedieiros possui casas brasonadas de elegante estilo arquitectónico, que outrora foram propriedade da nobre família dos Guedes, ligada ao concelho de Moimenta da Beira lugar de Guedieiros e freguesia de Sendim.

É padroeiro da povoação de Guedieiros, constituída pelos anexos de Corte Nova e Bouções, São Marcos, festejado no dia 25 de Abril.

2 — Localização

Guedieiros fica situado na margem esquerda do rio Távora numa encosta suave, com pouca inclinação, rodeada de terrenos férteis e aráveis, confrontando a norte com o lugar do Paço. freguesia de Sendim, a sul com o concelho de Moimenta da Beira, a oeste com a estrada nacional n.° 323, e a leste com o rio Távora.

3 — Área

A povoação ocupa uma área de 6,32 km2 e é constituída pelos lugares de Bouções, Corte Nova e a sede, Guedieiros.

0 — População

Guedieiros conta com uma população que ronda as 650 pessoas e os 200 fogos, em fase de crescimento, como se pode constatar pela abertura de novas mas e pelo notável surto de construção civil.

5 — Actividades económicas

As actividades económicas baseiam-se fundamentalmente no sector primário, com destaque para a fruticultura e vinha produzindo bons vinhos generosos e de pasto, sendo este dos melhores da região.

No sector secundário merecem referência as indústrias de construção civil, fabrico e venda de materiais de construção, transformação de compotas e destilação de aguardente. Além destas, há ainda uma indústria de armadores de andores e outra artesanal, de cestaria

No sector terciário, os postos de trabalho distribuem-se fundamentalmente pela agricultura comércio e construção civil.

Em síntese, podem enumerar-se as seguintes estruturas económicas:

Fábrica de blocos e outros materiais para a construção

civil — Uma; Firmas de construção civil — três; Indústria de transformação de compotas — uma; Fabriquem de destilação de aguardente — uma; Indústrias de armadores— três; Artesanato — um;

Oficina automóvel e motorizada — uma;

Produtor de sementes — um;

Mercearias — duas;

Café — um;

Sapateiro — um;

Alfaitaria — um;

Barbearia — uma.

6 — Infra-estruturas

Guedieiros é uma povoação com todas as iiuTa-estruturas básicas: electricidade, água canalizada saneamento e recolha de lixos.

No aspecto de comunicações, a sua situação geográfica faz de Guedieiros um ponto de ligação entre os concelhos de São João da Pesqueira Sernancelhe e Moimenta da Beira

7 — Estruturas sócio-culturaiet

A escola de ensino básico, 1.° ciclo, com duas salas e dois professores. Campo de futebol.