O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE ABRIL DE 1993

573

potencialidades no âmbito paisagístico, patrimonial e cultural: castro de São Lourenço, necrópole de Fão, Matriz de Esposende, Capela do Senhor dos Mareantes, na Igreja da Misericórdia de Esposende, etc.

As suas 1079 camas de oferta hoteleira, com algumas centenas mais em construção, conferem ao concelho de Esposende o lugar de maior e mais importante centro de actividade turística da região do Alto Minho, onde se integra.

Estamos, pois, perante uma localidade que, no âmbito distrital e regional, tem significativa saliência e uma individualidade muito própria, sobressaindo entre outras que têm a mesma categoria de vila e em nada inferior, principalmente em dinâmica social, cultural e económica, em relação a outras com a categoria de cidade, algumas de data bem recente.

Os indicadores do nível de desenvolvimento a seguir referidos demonstram-no cabalmente e justificam que se veja Esposende como uma cidade bem dimensionada, equilibrada, de boa qualidade de vida, com um património edificado de razoável envergadura, com uma vida cultural activa e de tradições que não devem ignorar-se.

Indicadores de desenvolvimento da vila da Esposende

Equipamentos de saúde:

Hospital de Valentim Ribeiro, dotado com serviço de urgência;

Centro de Saúde de Esposende;

3 clínicas privadas de fisioterapia;

Posto da Cruz Vermelha, com várias especialidades médicas e equipado com ambulância;

17 consultórios médicos;

2 laboratórios de análises clínicas;

2 farmácias.

Bombeiros voluntários. — Corporação dos bombeiros voluntários de Esposende, dotada de moderno e espaçoso quartel, contando com 61 homens e 21 viaturas, sendo destas 7 contra incêndios, 11 ambulâncias e 3 de socorros a náufragos, além de dois barcos a motor. A média de serviços prestados por esta corporação é de 20 por dia, percorrendo as respectivas viaturas uma média de 20 000 km/mês e uma ocupação de 41 000 horas/ ano.

Estabelecimentos hoteleiros:

Hotel Suave Mar, Hotel Nélia; Residencial Acrópole; Estalagem Zende;

Clube de Férias Pinhal da Foz Aparthotel; 23 restaurantes; 40 cafés;

8 confeitarias com fabrico próprio.

Ensino:

Escolas primárias; Escola preparatória;

Escola secundária com ensino até ao 12.° ano,

inclusive; Escola de ballet; Escola de música;

Instituto de línguas estrangeiras;

Escolas de formação de informática;

Escolas pré-primárias;

Ensino especial;

Extensão educativa;

Escola profissional (em instalação).

Cultura:

Biblioteca municipal;

Museu municipal (em fase de conclusão);

Três auditórios municipais, dois dos quais equipados para a projecção de cinema e realização de peças teatrais, um com 300 e outro com 90 lugares, todos equipados com projecção de vídeo, sendo um deles dotado com equipamento de tradução simultânea;

Centro paroquial dotado com auditório para 600 lugares sentados, com equipamento para a projecção de cinema e para a realização de peças teatrais;

Biblioteca do centro paroquial;

Museu de Arte Sacra;

Auditório dos bombeiros voluntários, com capacidade para 400 lugares sentados;

Várias salas de exposições temporárias, sendo quatro delas propriedade da autarquia e sete privadas.

Encontram-se patentes ao público em média quatro ou cinco exposições temporárias, para além das exposições de carácter permanente. Em algumas épocas do ano este número sobe consideravelmente.

Realiza-se em Esposende no mínimo uma palestra ou colóquio por semana, número que em algumas épocas do ano sobe para 8 ou 10 iniciativas semanais.

Estes indicadores podem ser complementados com o da grande afluência — reflectida no número muito elevado de utilizadores — da biblioteca municipal.

Neste momento existe uma comissão a estudar um programa para o Museu do Mar de Esposende, a construir proximamente.

Comunicação social:

Jornal de Esposende (quinzenário); Jornal Farol de Esposende (quinzenário); Jornal Nascer de Novo (mensário); Rádio de Esposende.

Parques e jardins públicos:

Jardim de D. Sebastião; Área naturalizada da zona ribeirinha (em concurso).

Organismos públicos instalados em Esposende: Tribuna) judicial;

Conservatória dos registos predial, comercial e

civil; Cartório notarial; Repartição de finanças; Tesouraria da Fazenda Pública;