O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE MARÇO DE 1998

801

vigário geral o cernachense Manuel Joaquim da Silva, com o título de arcebispo de Andrianápolis. A este último se deve a criação de um seminário para a formação do clero nos Paços do Bonjardim que contribuiu para a formação de centenas de sacerdotes para as igrejas do priorado e para outras dioceses.

A extinção das ordens religiosas em 1834 pôs em perigo a tradição missionária. Os seus membros foram expulsos dos territórios portugueses do ultramar e o seminário fechado. A Igreja Católica e alguns políticos, entre os quais Almeida Garrett, empenharam-se na procura de soluções alternativas, sendo o Seminário reaberto* em 8 de Dezembro de 1855 com o nome de Colégio das Missões Ultramarinas.

A lei, preparada por eclesiásticos e políticos, faria do Colégio das Missões Ultramarinas uma restituição nacional nas mãos da Igreja, mas sob a alçada do Governo, até 1911, quando do seu encerramento pelo governo republicano. A partir de 1930 e até hoje, tem mantido o ensino básico e secundário, sendo a sua função exclusiva a formação cristã, espiritual e missionária.

Também, em 19 de Junho de 1950, se fundou o Colégio Vaz Serra, anteriormente denominado «Colégio da Fonte», e que mais tarde se passou a chamar Instituto Vaz Serra, nome que mantém actualmente.

No final da década de 60, este importante estabelecimento de ensino, único na zona, mantinha cerca de um milhar de alunos internos e externos. Actualmente frequentam o curso diurno 461 alunos e 127 ó curso nocturno.

A população, genericamente simples, humilde, voluntariosa e solidária, tem revelado sempre um elevado nível de instrução, contribuindo para isso os dois estabelecimentos de ensino anteriormente mencionados, quer directamente através dos formandos, quer indirectamente através do contacto destes e dos professores com a população. Os Cernachènses têm por isso um espírito universal dada a vivência de muitas' décadas com missionários e homens de letras.

Ainda no âmbito educacional, além do Instituto Vaz Serra e do Seminário das Missões, existem oito escolas primárias com várias salas de aulas, duas pré-primârias oficies re-cém-criadas, uma a funcionar na Casa do Povo e a outra na povoação da Quinta, uma pré-primária/infantário com autonomia a funcionar no Centro de Assistência Social Beato Nuno de Santa Maria. Vários são ainda os alunos a frequentar diferentes cursos, sobretudo nas escolas tecnológicas existentes nas regiões limítrofes e no ensino superior.

Mercê da elevação cultural dos jovens, as mentalidades têm-se transformado, originando a criação de interessantes actividades culturais e novas modalidades desportivas.

O Grupo de Atletismo da Associação Foz-Sã, em plena actividade desde 1995, tem formado valores a nível de competição regional. Esta colectividade agrupa cerca de 60 atletas em diversos escalões que têm participado em inúmeras provas em todo o País.

Encontra-se em actividade um centro de música para jovens na Casa do Povo, com uma frequência de dezenas de a/unos vindos de vários pontos do concelho.

Existem ainda dois ranchos folclóricos: o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Cernache do Bonjardim, fundado em 13 de Outubro de 1983, sócio efectivo da Federação de Folclore Português, com mais de 50 elementos, organizou e participou já em diversos festivais de folclore nacionais e internacionais, sendo distinguido como um dos melhores grupos da Beira Baixa. Possui e mantém sob sua orientação um museu etnográfico aberto diariamente ao público.

O segundo rancho, denominado «Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim», fundado em 10 de Outubro de 1990, a funcionar numa sala do Clube Bonjardim, junto ao antigo Teatro Taborda, conta com 40 elementos. Tem participado em numerosos festivais no País e no estrangeiro, com um desempenho meritório, tendo merecido destaque especial na Região de Turismo dos Templários, da qual Cernache do Bonjardim faz parte.

O Grupo Desportivo Vitória Cernache, fundado em 1 de Agosto de 1948, que já militou na II Divisão Nacional de Futebol, para além do espírito associativo e desportivo, possui ainda um carácter fortemente recreativo, contribuindo para a elevação e formação das camadas jovens.

No campo da comunicação social, de registar a Rádio Condestável, a emitir há mais de 15 anos, cobrindo grande parte da Zona Centro do País com duas frequências. De salientar ainda a publicação da revista Boa Nova pela Sociedade Missionaria.

São inúmeras as associações que desenvolvem actividades culturais, lúdicas e desportivas.

Face as potencialidades para a prática de todo-0:terreno, surgiu há cerca de oito anos o Clube Roda Livre, clube associado da Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico, responsável pela organização e incremento de passeios de todo-o-terreno, dos quais se destaca «Os Trilhos do Condestável».

Destaque ainda para a Associação de Caçadores da Zona do Pinhal, com um campo de tiro próprio.

No domínio da arte, concretamente da pintura, uma referência para o atelier Thúlio Victorino, em fase de classificação pelo IPPAR.

6 — Factores administrativos

Em termos administrativos, Cernache do Bonjardim representa o pólo dinamizador de um vasta área, congregando um número de equipamentos e estabelecimentos já considerável,, permitindo à população residente a satisfação básica das suas necessidades.

De entre as entidades e equipamentos que assumem, claramente, um papel polarizador em diferentes domínios destacam-se as seguintes:

Corporação de Bombeiros Voluntários; Posto da Guarda Nacional Republicana; Centro de Assistência Social; Estação dos CTT; Mercado municipal; Agências bancárias; Zona industrial.

Para além destes, outros equipamentos merecem ser destacados, dada a importância que assumem:

Saúde e segurança social:

Centro de Assistência Social —1; Centros de Saúde — 4; Policlínicas particulares — 2; Consultórios médicos — 3; Farmácias — 1;

Centros de dia para a terceira idade, com apoio domiciliário — 2;

Educação:

Creches — 1;

Unidades pré-escolares— 5;

Escolas básicas oficiais I.° ciclo (420 alunos) — 17;