O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DE ABRIL DE 1999

1585

Ovoa: Cagida, Chamadouro Oveiro Ovoa e Vale Couço.

Pinheiro de Azero: Pinheirinho, Pinheiro de Azere, Rojão Pequeno e Senhora da Ribeira.

Santa Comba Dão: Coval, Fonteinhas e Santa Comba Dão (4) — Senhor da Ponte, Santo Estêvão, Nossa Senhora da Conceição e a da Casa dos Arcos.

São Joaninho: Casal Bom, Pedraires, Real e Vila Pouca.

São João de Areias: Castelejo, Cemada, Póvoa dos Mosqueiros, São Miguel, São João de Areias (2), Silvares e Vila Deanteira.

Treixedo: Granjal.

Nagozela: Nagozela.

Vimieiro: Vimieiro.

Espaços culturais de interesse histórico e arquitectónico Na vila de Santa Comba Dão:

Largo do Rossio — constitui um dos locais mais belos e pitorescos, de uma harmonia, elegância e imponência invulgar, evidenciada pelo aparato das casas fidalgas dos Soares da Albergaria, Correia Godinho e Ferreira de Almeida;

A Casa dos Arcos (já identificada), sita no coração da vila, também conhecida pelo solar dos Horta e Costa, barões de Santa Comba Dão;

Ponte românica sobre a ribeira das Hortas e Pelourinho no largo do município;

Igreja matriz;

Igreja da Misericórdia;

Residência paroquial;

Solar dos Picanços, São Joaninho;

Solar dos Viscondes, Treixedo;

Solar do Torreão, Treixedo;

Pelourinho, Treixedo;

Solar dos Varelas Dias, Couto do Mosteiro; Solar dos Costas, Couto do Mosteiro; Solar dos Festas, Couto do Mosteiro; Pelourinho, Couto do Mosteiro; Palácio dos Condes de Vimieiro, Vimieiro; Igreja do Espírito Santo, Vimieiro; . Igreja matriz de Vimieiro; Solar da Laidinha, Ovoa; Pelourinho, Ovoa; Igreja matriz de Ovoa;

Solar de Caixeira Vicente, São João de Areias; Solar D. Bernardo, Guarita, São João de Areias; Solar dos Corte Real, Rojão Pequeno, Pinheiro de Azere; Pelourinho, Pinheiro de Azere.

Espaços culturais arqueológicos

Podemos encontrar na vila de Santa Comba Dão os seguintes espaços arqueológicos:

Povoado caJcolítico, de Linhares, Vimieiro; Vestígios de vila romana, São João de Areias; Vestígios de via romana, São João de Areias; Vestígios romanos em Treixedo; Lagaretas (2) em Treixedo; . Abundância de lagaretas em Pinheiro de Azere (Olival Velho, Lapa, Lapa da Angélica e Carvalhal); Lagaretas em Couto do Mosteiro; Vestígios de vias romanas em Santa Comba Dão.

Paralelamente ao seu vasto património arqueológico, cultural e histórico, este concelho possui ainda um património natural bastante rico e de uma beleza ímpar.

Equipamentos de carácter turístico

O concelho de Santa Comba Dão apresenta um conjunto de potencialidades e de produtos com interesse turístico, nos quais se destacam os monumentos classificados de interesse público, os imóveis em vias de classificação pelo IPPAA, os espaços culturais arqueológicos, os espaços culturais de índole religiosa e os espaços culturais de interesse histórico e arquitectónico.

Sendo de salientar, também, que com a construção da Barragem da Aguieira esta zona transformou-se numa das mais importantes superfícies lagunares de natureza artificial do País. Assim, os vales do rio Mondego e do rio Dão tornaram-se depósitos de águas paradas, permitindo todo o tipo de desportos náuücos.

De referir, ainda, a proposta do PROZAG para a criação de três zonas de actividades turísticas: Senhora da Ribeira, Chamadouro e Coval — zonas de eleição para o lazer e recreio (planos de pormenor já elaborados e sujeitos a aprovação), às quais acresce um conjunto de praias fluviais de invulgar beleza.

No que diz respeito ao sector de alojamento, existem algumas unidades de agrupamentos no sector de alimentação e bebidas, sendo de destacar 16 restaurantes e 70 unidades similares, com uma gastronomia local e regional de ímpar qualidade. Confecciona-se o saboroso «arroz e ensopado de lampreia» e os torresmos de carne de porco.

Todas as povoações do concelho efectuam, regularmente, os seus festejos religiosos e ou de carácter profano, merecendo destaque:

Santa Eufêmea: dias 7, 8 e 16 de Setembro, em Ovoa;

Santa Cruz: realiza-se no 1.° domingo de Maio após o dia 3. Encontro das cruzes na freguesia de Vimieiro, em que participam também Couto do Mosteiro e Santa Comba Dão;

Festa de São Lourenço: durante oito dias, incluindo o dia 10 de Agosto (dia do padroeiro), conhecida também por «Festa de Verão», levada a efeito pelo Clube Recreativo de São Joaninho;

Festas da vila: durante três ou quatro dias, incluindo o dia 15 de Agosto, conhecida também como «Festa dos Bombeiros Voluntários», dado ser esta instituição que a organiza;

Festa de São Sebastião: 20 de Janeiro, em Vila de Barba;

Romaria de Nossa Senhora do Pranto: 3.° domingo de Setembro, na Senhora da Ribeira;

Festa dos Santos Populares em Santa Comba Dão: com concentração das marchas populares;

Feriado municipal: Quinta-feira da Ascensão (40 dias depois da Páscoa).

Cultura e recreio

As associações culturais, recreaüvas e desportivas proliferam no concelho. Associações:

Associação Cultural de Pinheiro de Azere; Associação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Ca-gido;

Centro Cultural de Póvoa dos Mosqueiros, Centro Cultural, Desportivo e Recreativo de Rojão Grande;

Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de" Ovoa; Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Chamadouro;