O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1335 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000

 

O homem e o progresso também se encarregaram de diversas reconstruções, em diferentes épocas, da calçada da Serra, que se inicia no lugar da Boavista e atravessa a serra de Negrelos, em direcção a Gaia, e que, em tempos remotos, integrou o percuso da via militar romana, e hoje é apelidada de "calçada romana".

- Igrejas e Capelas Antigas
As igrejas paroquiais eram as que tinham baptistérios próprios. Através do baptismo, as pessoas tornavam-se filii ecclesiae (filhos da igreja), daí deriva o termo freguesia.
A fórmula mais usada para designar as freguesias é dizer-se o nome do orago e o topónimo. Assim, como o padroeiro é São Salvador, a freguesia é conhecida por São Salvador de Perosinho.
A primitiva igreja matriz foi construída no séc. XII e demolida nos finais do séc. XVIII para, no mesmo local, ser erigido o templo actual, inaugurado em 1802. Um século mais tarde, em 1914, quando se efectuavam algumas reparações na igreja, foi encontrada uma lápide antiga que atesta o ano de 1132 como o momento da fundação da primeira igreja. Atendendo ao seu valor histórico, a lápide foi colocada na frontaria do templo.
Os cruzeiros, mesmo que não possuam grande valor arquitectónico, ou muitos anos de história, são marcos de fé erguidos com custo e amor pelos nossos antepassados. O cruzeiro mais valioso de Perosinho é o que se encontra no adro da igreja e a data da sua feitura é 1676.
Há ainda na freguesia, várias capelas que importa referir: a capela do Senhor do Calvário, em Sergueiros, e a da Senhora do Alívio, em Brandariz, datadas do séc. XVIII, a de Santa Marinha, em Sergueiros, erguida em 1320, e a da Senhora do Pilar, em Crasto, provavelmente a mais antiga de todas, até porque se julga que possa ter servido de igreja paroquial antes de 1132.

Caracterização sócio-económica

Perosinho é uma das 24 freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia, que se situa na região do Douro Litoral, margem esquerda do rio Douro.
Confronta a norte com as freguesias de Canelas e Pedroso, a este com esta última, a sul com Grijó e Sermonde e a oeste com Serzedo.
Com um território que se estende por, aproximadamente 4,75 Km2, no recenseamento de 1991 residiam em Perosinho 5091 habitantes.
A freguesia de Perosinho tem actividade económica assente na agricultura, indústria e comércio.
A agricultura, que outrora foi uma actividade de grande importância, actualmente ocupa uma pequena parte na economia de Perosinho. A indústria tem crescido de forma notória, principalmente no ramo da metalúrgia, serralharia, ferragens e têxtil. Em relação à actividade comercial, predominam os pequenos estabelecimentos.

Indústria

Metalúrgias, serralharias e ferragens - 15 pequenas e médias empresas, sendo a VALSAN a de maior importância, empregando cerca de 336 trabalhadores, logo seguida pela firma SOTEPORTA, com cerca de 205 trabalhadores.
Indústrias têxteis - 6 empresas, destacando-se a firma Guerner & Irmãos, com cerca de 90 trabalhadores.
Mobiliário, construção civil e outras - 15 empreas, destacamos a firma José Correia Ramos, Lda, que produz máquinas para etiquetas, e passamanarias, com cerca de 20 trabalhadores.

Comércio e serviços

No sector terciário, temos vários estabelecimentos: um posto de abastecimento de combustíveis da BP/Mobil, restaurantes (destacamos o "Quinta da Pena" e Três Duques - salão para banquetes com capacidade para 1000 pessoas), discoteca, mercearias, minimercados, cafés, tabernas, talhos, peixarias padarias, móveis, material eléctrico, fotografia e video, louças e artigos decorativos, jornais e revistas, drogaria, stands de automóveis e ourivesaria. Contamos também com alguns escritórios de contabilidade, de advogados, empresas de mediação imobiliária, consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, uma empresa de transportes de passageiros - União de Transportes dos Carvalhos, com carreiras regulares para Espinho, Carvalhos, e Porto; serviço de aluguer de táxis.
Equipamentos sociais

Habitação social (104 fogos em fase de conclusão);
Sede da junta de freguesia;
Unidade de saúde de Perosinho;
Farmácia;
Centro Social e Paroquial de Perosinho, que engloba creche familiar, jardim infantil e centro de dia para a 3ª idade;
Jardim das colectividades, da Mouta, do Senhor do Calvário;
Praceta da Boavista, Praceta do Senhor do Calvário;
Escolas primárias e pré-primárias do Loureiro n.º1, Loureiro n.º 2 e Brandariz;
Banco Português do Atlântico (em fase de instalação);
Cemitério;
Sanitários públicos;
Centro Reto (apoio a toxicodependentes);
Parque infantil de Sergueiros, Boavista, e Fontaínhas;
Lavadouros públicos;
Fontenários públicos.

Associações e equipamentos de desporto, cultura, recreio e lazer

Clube de Futebol de Perosinho (com estádio de futebol, polidesportivo e pista de atletismo);
Clube de Caçadores de Vila Nova de Gaia (com campo de tiro);
Rancho Folclórico de Perosinho (com sala de espectáculos);
Biblioteca Pública de Perosinho;
Associação Recreativa de Perosinho (com sala de espectáculos);
Grupo Musical da Mocidade Perosinhense (com sala de espectáculos);
Escola de música;
Escola de karaté;
Escola de dança e ginástica.

Festas, romarias e outros eventos

Festa em honra de Nossa Senhora do Carmo;
Festa em honra de Santa Marinha;
Festa em honra de Nossa Senhora do Pilar;
Semana cultural;
Festival folclórico.