O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1331 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000

 

profundas de gentes, línguas e paisagens, que hoje são o seu único testemunho.
A sua formação terá acontecido no Séc. XI, mas é a partir do Séc. XII que este nome surge documentado. No início houve uma igreja na Villa de Sandim, que teria anexado à sua jurisdição, as várias outras villas e lugares que deram origem à sua constituição, tudo sob a alçada do Convento de Vila-Cova, criado também no Séc. XI. O senhorio do Mosteiro de Vila-Cova de Sandim está documentado, pelo menos, desde o Séc. XIII.
Este Mosteiro é abandonado no ano de 1535, sendo anexado ao Convento de Avé-Maria do Porto, o que provocou a sua ruína, restando hoje somente uma pequena capela, que se julga ser a capela-mor da antiga igreja do Mosteiro, objecto de escavações arqueológicas a cargo da Dr.ª Graça Peixoto, estando em vias de classificação como monumento nacional.
A actual igreja matriz foi construída no Séc. XVII ou princípios do Séc. XVIII, segundo indicações pouco precisas do padre Artur Saúde, encontrando-se situada sensivelmente no centro de freguesia. Apesar das transformações que foi sofrendo ao longo dos anos, apresenta uma arquitectura harmoniosa, estando os altares do seu interior decorados com uma bela talha dourada.
O edifício da junta de freguesia foi construído nos anos 80, de linhas sóbrias mas muito funcional, integrando ainda uma biblioteca.

Caracterização sócio-económica

A freguesia de Sandim tem a sua actividade económica assente na agricultura, na indústria e no comércio.
No sector primário destacam-se as propriedades agrícolas em regime de minifúndio e também a agricultura de subsistência, característica do norte de Portugal.
O sector secundário está em franca expansão, registando-se a existência de várias unidades industriais de pequena dimensão no ramo de cartão, serralharia, carpintaria, construção civil e tintas, podendo mesmo dizer-se que este sector é a mola real do futuro desenvolvimento da freguesia.
Disso são exemplo os recentes investimentos na área da engenharia, da fundição e da construção civil, através do aparecimento da ARCEN - Arco Engenharia, S.A., da Fundição João Baptista & Irmão, Lda. ou do grupo Expansão 20 e da fábrica de tintas FABILAK.
No sector terciário existem estabelecimentos que também contribuem para o desenvolvimento da freguesia, tais como de mobiliário. mercadorias, padarias, pastelarias, electrodomésticos, mini-mercados, cafés, restaurantes, drogarias, lojas de vestuário, bem como escritórios de contabilidade e consultórios médicos.
Esta freguesia é ainda atravessada pela antiga EN222 e tem acessibilidades razoáveis para EN1 e para a variante à EN222, para a sede do concelho e para Gondomar, através da barragem de Crestuma.

Equipamentos sociais

Escolas primárias (5): Igreja n.º 1 e n.º 2, Sá, Gestosa e Santa Marinha;
Escolas Pré-primárias (2): Igreja e Sá;
Igreja Matriz, capela do Mosteiro, capela de Gestosa, capela do Calvário e capela de Gassamar;
Estação dos correios;
Centro dia 3.ª idade Nossa Senhora da Esperança;
Infantário;
Centro de saúde;
Sede da junta de freguesia.

Associações e equipamentos de desporto, cultura, recreio e lazer

Sport Club "Os Dragões Sandinenses";
Modicus - Movimento Dinâmico Cultural de Sandim;
Sociedade de Columbófila de Sandim;
Clube de Caçadores de Sandim;
TAS - Teatro Amador de Sandim;
Academia Musical Santa Maria de Sandim;
Rancho Folclórico e Etnográfico "Casa da Eira";
Pavilhão gimnodesportivo;
Pavilhão polivalente;
Academia musical;
Campo de tiro;
Sala de cinema;
Estádio do Tourão.

Festas, romarias e datas importantes

S. Brás (3 Fevereiro);
Sr. dos Aflitos (no decurso do mês de Maio);
Santo António (13 de Junho);
Sr.ª das Neves (1.º domingo de Agosto);
Sr.ª da Saúde (2.º domingo de Agosto).

Perspectivas futuras

A breve trecho iniciar-se-á a construção do novo centro de saúde, cujo terreno já está destinado e a criação da zona industrial de Sandim, já definida como tal no PDM de Vila Nova de Gaia.
Também já se iniciou o estudo de planeamento urbanístico do centro da freguesia, que permitirá, a médio prazo, a criação de um centro cívico.
De realçar ainda a futura construção do IC24, traçado projectado na rede viária nacional, que atravessará a freguesia, ligando Gondomar ao Picôto, na EN1, através da barragem de Crestuma/Lever.
A curto prazo será também instalada na freguesia uma agência bancária do Montepio Geral.
A freguesia de Sandim reúne todos os requisitos exigidos pela Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para ser elevada à categoria de vila.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do Partido Social Democrata abaixo assinado, apresenta o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Sandim, no concelho de Vila Nova de Gaia, é elevada à categoria de vila.

Palácio de S. Bento, 5 de Abril de 2000. - O Deputado do PSD, Manuel Moreira.

PROJECTO DE LEI N.º 166/VIII
ELEVAÇÃO DE CRESTUMA À CATEGORIA DE VILA

Localização geo-morfológica

A freguesia de Santa Marinha de Crestuma, concelho de Vila Nova de Gaia, do distrito e diocese do Porto, está situada num monte do extremo oriental do concelho, junto e à