O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1843 | II Série A - Número 058 | 14 de Julho de 2000

 

Futuramente a freguesia desfrutará de mais uma Igreja e centro paroquial, que já se encontram projectados.
Emprego:
Na freguesia de Gaeiras não existe desemprego. Do total da população residente cerca de 75% encontra-se em fase activa.
Os sectores predominantes são a construção civil (40%), comércio e indústria (50%) (enquanto que as outras actividades ocupam 10%).
Deve-se destacar que o nível de população jovem na freguesia é elevado.
Economia:
A freguesia de Gaeiras tem verificado, nos últimos anos, um franco crescimento do seu parque industrial, o que se verifica na estruturação da sua zona industrial.
Predominam as indústrias da construção civil e vinícolas. Verifica-se também a existência de diversos estabelecimentos comerciais.
É de se registar a importância que a indústria vinícola, nomeadamente através do vinho Gaeiras, prestigiada marca da Casa Gaeiras, representa para a economia local.
Deve-se referir que será construída a Barragem do Arnóia, na mesma freguesia.
A lista de empresas existentes na freguesia é a seguinte:
Indústrias:
Aviários - dois;
Carpintarias - duas;
Carroçaria - uma;
Cerâmicas - quatro;
Construção civil - 10;
Distribuição vinícola - duas;
Doçaria - uma;
Rações - uma;
Moagem (farinha frigo) - uma;
Mobiliário - duas;
Moldes - uma;
Produção vinícola - uma;
Serração de madeira - uma;
Serralharia - uma;
Serviços:
Contabilidade - duas;
Doçaria regional - duas;
Escola de condução - uma;
Limpezas - uma;
Oficinas auto - quatro;
Oficina velocípedes - uma;
Olaria - uma;
Padarias - duas;
Pastelaria - seis;
Posto CTT - um;
Projectos de construção civil - três;
Projecto de moldes sede - uma;
Junta de freguesia - uma;
Seguros - uma;
Transformação de peixe - uma;
Comércio:
Abastecimento de gás - uma;
Armazéns de revenda de produtos alimentares - dois;
Cabeleireiros - três;
Cafés/snack-bar - seis;
Cereais e afins - três;
Comercialização de moldes - uma;
Distribuição de vinhos - duas;
Electrodomésticos - oito;
Esteticista - nove;
Ferragens- 10;
Florista - uma;
Grandes superfícies - duas;
Mini-mercados - três;
Oficinas auto - três;
Oficinas de pinturas de automóveis - três;
Ourivesarias - duas;
Papelaria - uma;
Peixaria - uma;
Posto de abastecimento de combustíveis - um;
Pronto-a-vestir - dois;
Restaurantes - três;
Sapatarias - duas;
Stand auto - um;
Talho - um.
Outra actividade de importância para a economia local é a fruticultura, com rede de frio, verificando-se a existência de quatro(4) grandes explorações na freguesia, assim como a produção de flores em estufa (4).
Cultura:
A freguesia de Gaeiras dispõe de diversos pólos culturais, desportivos e de lazer. Existem três (3) colectividades que têm por objectivo fomentar práticas culturais e desportivas entre jovens e menos jovens:
- Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense: fundada em 1946 com o objectivo de permitir aos jovens da localidade praticarem desporto. Inicialmente com o nome Sport União Gaeirense, passou mais tarde a denominar-se com o actual nome. Teve, em tempos, actividades como o atletismo ou o teatro. Nos dias de hoje pratica-se fundamentalmente futebol, desde as camadas jovens aos seniores masculino e feminino, ginástica, ténis ou andebol. Possui instalações excelentes, que incluem ginásio, balneários, enfermaria, sala de convívio, envolvendo uma grande área. Dispõe ainda de um gimnodesportivo, dos mais completos de toda a Região Oeste, onde se pode praticar desportos tão completos e tão diversificados como o fulsal feminino, andebol, voleibol, ténis, badminton, ginástica; sala de espectáculos, sala de conferências e de reuniões e bar.
- Sociedade Cultural e Filarmónica Gaeirense: com grande tradição no ensino da música, esta colectividade, criada em 1925, vê hoje concretizado o seu sonho antigo de possuir uma escola de música, frequentada por muitos jovens em idade escolar. Possui infra-estruturas modernizadas e capacitadas para a realização de muitos eventos. Dispõe também de uma banda com um número de músicos considerável, importando referir que muitos são ainda jovens.
- "Socorro Gaeirense": trata-se da associação mais antiga de Gaeiras. Fundada em 1921 por homens de coragem, que, com poucos conhecimentos e muitas limitações, fundaram uma instituição de apoio aos familiares após a morte de um ente querido e em caso de doença, contribuindo monetariamente e em géneros. Ao longo dos anos verificaram-se alterações na sociedade, com implicações no funcionamento da associação, pelo que se torna ev