O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | II Série A - Número: 037 | 20 de Janeiro de 2007

3. De facto, estudos do Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP)
1 evidenciam as fragilidades da especialização económica de Portugal, de onde decorrem várias ameaças de para o seu posicionamento internacional. A feliz expressão encontrada, Portugal no Comércio Internacional – uma economia cercada, decorre da leitura das ameaças, internas e externas à União Europeia, que a economia produtiva portuguesa enfrenta nos vários domínios e nos diferentes quadrantes geográficos em que actua.
4. Assim, Portugal aparece “cercado” por um conjunto de países asiáticos, dinâmicos e competitivos, pelos países da Europa Central, integrados ou a integrar na União Europeia, por alguns países do Mediterrâneo e, também, por diversas regiões espanholas, que competem em domínios afins da especialização e das estratégias preferenciais portuguesas de desenvolvimento económico (figs.1 e 2).

Fonte: DPP, 2003 Figura 1: O “Cerco” no Futuro. Concorrentes no espaço de especialização de Portugal

Fonte: DPP, 2003 Figura 2: Novos actores na Divisão Internacional do Trabalho 1 DPP (2003) – Portugal, o Litoral e a Globalização; DPP (2004) – Portugal: Perspectiva das Actividades e dos Territórios.