O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

49 | II Série A - Número: 014 | 8 de Novembro de 2007

A annullise da distribuinullo da despesa de acordo com uma classificação económica, permite concluir que as despesas com o pessoal, que incluem as dotanullnulles especnullicas das Pensnulles (94 Mnull e da Sanullde (104,5 Mnull, representam 76% das despesas globais, cont inuando a absorver um montante muito elevado do ornullmento. Todavia, e devido ao crescimento do invest imento, o peso destas despesas na despesa global desce (2%) pela primeira vez nos nulltimos anos.
Em valor absoluto, a despesa sobe devido ao aumento de efectivos nas Fornulls de Segurannull (2250 agentes e militares actualmente em formanullnull e com in corporanullnull prevista para 2008) e crescimento do nnullero militares da GNR e da PSP na sit uanullo de reserva e prnullaposentanullo.
A aquisinullo de bens e servinulls situa-se nos 11% do total da despesa (menos 3% do que no ano anterior), sendo compensada com o acrnullcimo de 4% em aquisinullo de bens de capital (reflexo da nova Lei de Programanullnullo de Instalanulles e Equipamentos das FS). A rubrica outras despesas correntes corresponde no essencial nullreserva de 2,5% introduzida na elaboranullo da presente proposta de OE.

No que concerne ao tratamento da despesa de acordo com um critnullio de classificação orgânica, conclui-se que nas nullreas fundamentais de competnullcia do MAI os meios ornullmentais disponnulleis continuam a ser, na sua maior parte e null semelhannull dos anos anter iores, consumidos pelos ornullmentos de funcionamento das duas fornulls de segurannull: Guarda Nacional R epublicana (GNR) 45% e Polnullia de Segurannull Pnullblica (PSP) 34%, o que perfaz na totalidade 79% do ornullmento.