O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

304 | II Série A - Número: 012S2 | 14 de Outubro de 2008

evolução tecnológica. Para 2009, projecta-se também a ampliação quer da área dos depósitos de filmes do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) pela Cinemateca Portuguesa, quer da Torre de Depósitos pela Biblioteca Nacional de Portugal.
No âmbito da captação de novos públicos, o IGESPAR reforçará as acções de divulgação e interpretação dos monumentos, através da formação, da investigação aplicada, de estágios, de programas de voluntariado, de jornadas e encontros, de exposições itinerantes, de publicações e programa de rádio, de animação pedagógica, entre outros. Já o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) aposta na consolidação da Rede Portuguesa de Museus, através da criação de normas e procedimentos museológicos, da credenciação e de programas de apoio técnico e financeiro, prevendo parceria com o MEI para uma exposição de grande impacto internacional. O Programa “5as à Noite no Museu”, como projecto-piloto muito positivo no Verão de 2008, será reforçado com eventos e prolongamento de horário de Maio a Outubro nos Museus Nacionais.
Artes e Indústrias Criativas e Culturais É prioridade o lançamento de um instrumento de mercado, dirigido ao investimento nas indústrias criativas e culturais e nas suas estruturas de apoio, sob a forma de fundo de capital de risco. Através de parcerias com outras entidades públicas e privadas, pretende-se uma intervenção integrada ao longo do ciclo de vida e ao longo da cadeia de valor do sector, desde as raízes do talento individual até à sua plena formação e consolidação do valor económico e social, por forma a incentivar a actividade criativa, a qualificação dos agentes culturais e a competitividade das indústrias criativas e culturais. Além do fundo de investimento específico para financiamento de projectos e empresas, são objectivos deste plano diagnosticar o mercado (aprofundando estudos macroeconómicos e estatísticos do sector; tornando compreensível o seu modelo de negócio e processo de criação de valor); estimular o talento desde cedo (facilitando o acesso desde criança a equipamentos e conteúdos culturais); converter o talento em emprego (remunerando estágios profissionalizantes no estrangeiro/INOVArt); pôr o talento em contacto (criando uma plataforma de funcionamento em rede com empresas e organismos públicos); formar clusters e proteger e incentivar a propriedade intelectual.
Com a revisão do regime jurídico de apoios do Estado às Artes, é alargado o acesso dos agentes culturais, dos públicos e das autarquias locais às actividades artísticas. O programa Território Artes estende o funcionamento de trimestral para anual, rentabilizando o investimento da estrutura informática – a «Oficina Virtual» -, que inclui agora novas áreas de trabalho para a comunidade escolar e populações carenciadas.
Para 2009, aposta-se ainda na internacionalização das artes contemporâneas nacionais, através da consolidação da presença portuguesa em eventos de referência (como a Bienal de Artes Visuais de Veneza ou a Bienal de Arquitectura de São Paulo), de mostras para itinerância internacional ou da deslocação de individualidades estrangeiras a Portugal, além do desenvolvimento da programação internacional no âmbito dos acordos com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento, com o Instituto Camões e com a Pinacoteca de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake. Ao longo do ano, serão reforçados os mecanismos de parceria interministerial para garantir maior eficácia à intervenção cultural do Governo.
Também no âmbito do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) será feita a revisão de regras de funcionamento. Os apoios a fundo perdido serão contratualizados, com uma definição clara de direitos e obrigações que garantam a efectiva produção dos projectos apoiados, da entrega de materiais