O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 | II Série A - Número: 081 | 13 de Março de 2014

a cidadania da UE, lançada pela Comissão Europeia em 9 de maio de 2012, e do Flash Eurobarómetro 364, de fevereiro de 2013, sobre direitos eleitorais:
Fonte: Consulta pública de 2012 sobre a cidadania da UE – base: todos os inquiridos
Fonte: Eurobarómetro de 2013 sobre direitos eleitorais

No mencionado Relatório, a Comissão considera que “os cidadãos da UE devem agora poder decidir por si próprios se querem continuar a participar na vida política do país de origem ou se preferem investir na vida política da sociedade de acolhimento”.
No mesmo Relatório pode ler-se que, em 2011, a Comissão lançou um diálogo político com os Estadosmembros cujos nacionais podem perder os direitos políticos no país de origem (privação do direito de voto) se viverem noutro Estado-membro durante um certo período de tempo, enviando cartas aos Estados-membros em causa, explicando os seus pontos de vista e convidando-os a enviar as suas observações para uma reflexão comum.


Consultar Diário Original