O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014

cinema documental. O edifício que hoje conhecemos foi inaugurado a 2 de Dezembro de 1989. Conservou a estrutura da planta em "U", tendo-se-lhe acrescentado, ligado ao corpo central, a caixa do palco

II – Razões de ordem demográfica e geográfica

O Olival Basto tem uma área de 1,42 km2 e estabelece fronteira com Odivelas e Póvoa de Santo Adrião, e com o concelho de Lisboa. Tem, de acordo com os dados dos Censos de 2011, 5.812 habitantes, 2.541 famílias, 3.029 alojamentos e 663 edifícios O lugar do Olival Basto era constituído por um pequeno aglomerado de casas à beira da estrada. Era o primeiro aglomerado populacional que existia à saída de Lisboa.
Em 1822 caracterizava-se por várzeas e terras férteis, com olivais - que poderão estar na origem do seu topónimo -, e que atraíram populações oriundas de outros pontos do país - os "malteses", para a apanha da azeitona.
As primeiras décadas do Século XX, são marcadas por um grande desenvolvimento em termos de ocupação de espaço, devido à sua localização geográfica. Nascem nesta altura os primeiros núcleos de habitação social.
Este fenómeno origina as vilas e os pátios, dos quais alguns ainda hoje subsistem.

Este território já pertenceu a Loures, Ameixoeira e Póvoa de Santo Adrião.
É uma das portas de entrada do concelho de Odivelas.

Limites

Os limites da nova freguesia, conforme representação cartográfica, são os que resultam, na metade nascente, da partição da atual freguesia da Póvoa de Santo Adrião pela linha de água da ribeira de Odivelas.
A freguesia de Olival Basto, confina a norte com a freguesia de Frielas, a sul com a freguesia do Lumiar, a este com as freguesias de Camarate e Ameixoeira, e a oeste, com as freguesias de Odivelas e de Póvoa de Santo Adrião

Consultar Diário Original