O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2. Estratégia Macroeconómica e Política Orçamentalpara 2022

A proposta de Orçamento de Estado para 2022 reflete as prioridades do País, enfrentando os desafios decorrentes das consequências do contexto pandémico que vivemos em 2020 e 2021.

Mantendo a possibilidade de mobilizar, em 2022, qualquer uma das medidas extraordinárias tomadas na fase de emergência da pandemia, o Orçamento de Estado para 2022 assenta num quadro de recuperação económica e social do País.

Este é, assim, um Orçamento que projeta um forte crescimento económico para o País, alicerçado na promoção do investimento, quer público quer privado, que contribuirá para a recuperação económica e para o aumento da capacidade produtiva com reflexo no crescimento potencial a médio prazo do País.

Em paralelo, mantem-se o foco nos quatro grandes desafios estratégicos de médio e longo prazo, nos domínios da demografia, família e jovens; desigualdades e coesão social; transição climática; e transição digital, em linha com o Programa de Governo e com o Programa de Recuperação e Resiliência.

É um Orçamento que serve o País e se dirige a todos, mas que tem um especial enfoque na trajetória de melhoria do rendimento das classes médias, das famílias e dos jovens. Um Orçamento que discrimina positivamente as empresas que pretendam aumentar o seu nível de investimento e que atuem no domínio da inovação, e que mantém as marcas características dos orçamentos anteriores de aposta na qualidade dos serviços públicos, em particular no fortalecimento do SNS, no programa de recuperação de aprendizagens na escola pública e no reforço da proteção social.

2.1. Medidas de recuperação económica e social

2.1.1. Investimento público

A recuperação económica prevista para 2022 está fortemente alicerçada na projeção de crescimento do investimento público - cerca de 30% face a 2021, que permitirá o reforço da competitividade da economia portuguesa e o aumento do seu crescimento potencial.

Além do impulso que provém do PRR, a trajetória de recuperação do investimento público continuará a registar uma evolução consistente com o grau de maturidade de investimentos estruturantes planeados antes da pandemia, estimados em 1 974 milhões de euros em 2022, nas áreas de mobilidade sustentável, saúde, formação e qualificação dos portugueses.

Para além de investimentos estruturantes, através do PRR, pretende-se prosseguir com a implementação de investimentos que contribuam para transformar estruturalmente a economia portuguesa. Neste âmbito, destaca-se o papel crucial do investimento público previsto no PRR português, que estará ancorado na Estratégia Portugal 2030 e visa a concretização de um conjunto de investimento que promovam a especialização da economia portuguesa, a convergência com a União Europeia e a aceleração da transição digital e climática. Para 2022, prevê-se que o

II SÉRIE-A — NÚMERO 15 _____________________________________________________________________________________________________________

32