O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

superior a 65 anos tem uma carreira contributiva, em média, superior às mulheres no mesmo escalão etário em mais 3,2 anos.

No caso das novas pensões atribuídas em 2021, essa diferença é menor, situando-se em 1,9 anos.

Gráfico 2.12.Carreira contributiva média dos pensionistas de invalidez, por sexo e escalão etário (anos)

Nota: dezembro de 2021.

Fonte: II, I.P. /MTSSS.

Pensões de Sobrevivência do Regime Geral

A pensão de sobrevivência é uma prestação social que abrange beneficiários de todas as idades, devido ao facto de ser atribuída a cônjuges e a descendentes. Em dezembro de 2021, o número de pensões de sobrevivência processadas situou-se em 674 710 e representavam 24,9% do total de pensões do regime geral.

Pelo facto de o maior volume de pensões de sobrevivência atribuídas a cônjuges (viuvez) ser destinado a pessoas do sexo feminino (83,6%), e também pelo facto das pensões de sobrevivência atribuídas a cônjuges representarem 93,6% do total de pensões de sobrevivência, a maior proporção de pensões de sobrevivência continuou a ser processada a mulheres (81,5%). Já no caso das pensões de sobrevivência atribuídas a descendentes (orfandade), a sua distribuição é equitativa entre ambos os sexos, tendo o escalão etário dos 10 aos 19 anos o maior número de beneficiários (44,9%).

Por norma, tal como em dezembro de 2021, as pensões de sobrevivência das mulheres apresentavam um valor médio mais elevado do que as pensões de sobrevivência dos homens. Este comportamento é explicado pelo facto de as pensões de sobrevivência serem calculadas com base no valor da pensão, ou da remuneração, da pessoa falecida que originou essa pensão e os homens, em média, auferirem montantes mais elevados, quer de remunerações, quer de pensão de velhice, logo, quando originam pensões de sobrevivência, o valor atribuído ao cônjuge é mais elevado.

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

458