O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

218-(60)

II SÉRIE-B — NÚMERO 35

13 — Apoio aos Festival «Tous Courts», consagrado este ano a Portugal, com a presença de longas e curtas metragens portuguesas e dos realizadores João Botelho e Pedro Costa. Debate sobre o cinema português com a participação de Agustina Bessa Luís, Eduardo Lourenço e Eduardo Prado Coelho. Duas exposições de fotografia.

14 — Apoio e participação no Fórum Cap Magellan «Estudos, formação profissional e emprego», realizado em Paris, no Espaço Champerret.

15 — Apoio ao Segundo Salão Multilingue do Livro para Crianças na Bretanha, em Quimper.

16 — Apoio e participação na homenagem a Luís Miguel Cintra realizada em Paris, com uma retrospectiva de filmes no Latina, apresentação de vídeos na Videoteca de Paris, sessão de homenagem no Théâtre de l'Odéon e apresentação do espectáculo Triunfo do Inverno, de Gil Vicente, no Théâtre de la Commune em Aubervilliers.

17 — Apoio e participação nas 5." Jornadas de Cinema Português em Rouen, numa organização da Cineluso. Presença dos realizadores Margarida Martins Cordeiro e Pedro Costa e do director da Cinemateca Portuguesa, João Bénard da Costa.

18 — Organização da participação portuguesa na Expolan-gues— 13.° Salon International des Langues. Presença de um stand do Instituto Camões, sob orientação do coordenador dos leitores, Dr. José Manuel Esteves, e a colaboração dos leitores do Instituto Camões em Paris.

Mesa-redonda sobre cinematografias de língua portuguesa, com a presença de Manoel de Oliveira, Eduardo Lourenço e Eduardo Prado Coelho.

Projecção do filme Zéfiro, de José Alves Morais.

Participação, do conselheiro cultural na mesa-redonda organizada pela União Latina.

19 — Apoio à retrospectiva da obra de Leonel Moura no Nouveau Musée-Institut d'Art Contemporain, em Villeurbanne (Lyon) e apoio à edição do livro-catálogo redigido por Leonel Moura. Presença do conselheiro cultural na inauguração da exposição.

20 — Conferência de Carlos Melo sobre «O vinho do Porto. História, economia e cultura», na secção portuguesa da Universidade de Nanterre (Instituto Camões).

, 21 —Presença do conselheiro cultural na inauguração da exposição do escultor italiano Marino Marini, no Museu Réatu, em Aries, numa co-produção com o Museu do Chiado, em Lisboa.

22 — Conferências de Carlos Reis no Departamento de Estudos Ibéricos da Universidade da Sorbonne Nouvelle, sobre Eça de Queirós e Almeida Garrett, com o apoio do Instituto Camões.

23 — Apoio ao colóquio internacional, realizado em Toulouse, sobre «Rencontres Lusophones: regards sur la ville et la campagne au xx4"* siècle». Comunicações de José Augusto Seabra, Isabel Pires de Lima, Graciette Bessa, Duarte Mi-moso-Ruiz, Adriano Alcântara, Ana Maria Montenegro, Arnaldo Saraiva, Maria de Lourdes Belchior e José Manuel Esteves. Presença da escritora Agustina Bessa Luís. Iniciativa no âmbito das actividades dos leitorados do Instituto Camões.

24 — Apoio à leitura-representação de O Sentido da Epopeia, de Mário de Carvalho, numa encenação de Jacqueline Ordas, na Casa de Portugal da Cidade Universitária. Debate com a tradutora, Marie Hélène Piwnik.

25 — Apoio à presença portuguesa no Salão do Livro, através das editoras L'Escampette e Le Passeur.

26 — Realização de uma conferência de Hermano Sanches Ruivo sobre «A cultura portuguesa em França»; a expe-

riência inovadora da Associação Cap Magellan, no Salão Linguíssimo, numa iniciativa do Instituto Camões, Lyon.

27 — Apoio à iniciativa «Portugal hors les murs», em Limoges, com a presença do escritor Nuno Júdice, de Maria de Lourdes Belchior e de Eduardo Prado Coelho.

28 — Participação do conselheiro cultural em programas da France Culture sobre a literatura portuguesa.

29 — Presença do conselheiro cultural no Festival Internacional de Cinema de Amiens, dedicado ao jovem cinema português dos anos 90 (apresentação de 10 filmes) e com uma homenagem a Jorge-Silva Melo. Presença do realizador Jorge Silva Melo e do vice-presidente do IPACA, Salvato Telles de Meneses.

30 — Actividades em Rouen, no Théâtre de 1'Echarde: leitura teatralizada de «Le passage des heures» de Pessoa, conferência sobre Pessoa de Judith Balso e projecção do filme Ode Maritime, de Denis Lévy.

31 —Apresentação pór Eduardo Prado Coelho do livro Prétend Pereira, de António Tabucchi, na Librairie la Tour de Babel, com a presença do autor.

32 — Apresentação do filme Casa de Lava, de Pedro Costa, em Nice, por Eduardo Prado Coelho, no âmbito das actividades do leitorado do Instituto Camões.

33 — Quinzena Cultural Portuguesa em Estrasburgo, no âmbito das actividades do leitorado do Instituto Camões: presença da escritora Alice Vieira e dos realizadores Pedro Costa e Fernando Lopes. Mesa-redonda sobre Lisboa. Exposição de fotografias de C. Boutin sobre Lisboa. Exposição bibliográfica na Livraria Kleber sobre Lisboa na Literatura Portuguesa. Debate sobre o cinema português com os realizadores portugueses presentes e Eduardo Prado Coelho.

34 — Conferência de Eduardo Prado Coelho sobre Herberto Hélder, no âmbito dos cursos de português do Instituto Camões.

35 — Apoio à realização do concurso sobre «Lisboa 94 — Capital Europeia da Cultura», promovido pelo Ministère de l'Education National.

36 — Organização do processo de atribuição de bolsas oferecidas pelos bancos portugueses em França a estudantes da comunidade portuguesa.

37 — Apoio às comemorações do 20.° aniversário da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Com-bault: projecção de cinco filmes portugueses, exposições de Carlos Cobra, Benjamim Marques e Dimas Macedo, presença dos artistas Maria João e Mário Laginha, debate sobre o cinema português com Eduardo Prado Coelho.

38 — Presença do conselheiro cultural na inauguração da exposição de Miguel Branco na Galeria Farideh Cadot.

39 — Presença do conselheiro cultural na inauguração da exposição «Art Contemporain Portugais» na Gare de Marne La Vallée Chessey, com obras de Lili Melo, Ferreira Rocha, Luís Rodrigues, Manuela de Sena, Manuela Barata, Mariana da Palma, Dimas Macedo, Isabel Meirelles, Marcí-lio Campina, numa iniciativa do jornal Encontro e da Associação Lusitânia.

40 — Jornadas de Portugal no Parc des Expositions em Estrasburgo, com exposições de pintura, escultura, fotografia, joalharia, azulejos e cerâmica, com o apoio do leitor de português do Instituto Camões em Estrasburgo.

41 —Participação no colóquio internacional sobre «Fin des totalitarismes et création littéraire en Europe depuis 1945», em Tours, na Universidade François Rabelais. Presença do escritor Almeida Faria e comunicações de Rui Duarte Ferreira e Eduardo Prado Coelho.