O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

51 | II Série B - Número: 025 | 31 de Outubro de 2008

PERGUNTA Número 487/X (4.ª) Assunto: Degradação das instalações da chancelaria do Consulado Geral de Portugal em S. Francisco Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Em visita que tive a oportunidade de realizar recentemente ao Consulado Geral de Portugal em S. Francisco, nos Estados Unidos da América, tive oportunidade de testemunhar a extrema degradação em que se encontram as respectivas instalações.
Em pleno século XXI é inadmissível que a representação de Portugal numa cidade com esta dimensão e importância não tenha casa banho para o público e condições de acessibilidade a cidadãos deficientes, para além do piso em madeira se encontrar parcialmente apodrecido e o atendimento ser feito num espaço exíguo e sem contacto directo entre os funcionários e o público.
Trata-se de uma situação terceiro-mundista, há muito do conhecimento dos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que envergonha Portugal num momento em que a diplomacia económica e a relação com as comunidades portuguesas devem ser prioritárias.
Acresce o facto de este Consulado ter jurisdição sobre todo o Oeste dos Estados Unidos, incluindo 14 Estados, onde reside uma população de origem portuguesa que deverá rondar o meio milhão de pessoas.