O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | II Série B - Número: 034 | 24 de Novembro de 2008

PERGUNTA Número 546/X (4.ª) Senhor Presidente da Assembleia da República Excelência: Assunto: Verbas no OE 2009 para actualizar o estatuto de condição militar e o equipamento das Forças Armadas Portuguesas Destinatário: Ministério da Defesa Nacional O triunfalismo governamental quanto à capacidade do OE 2009 para obviar aos graves problemas do País, expresso durante o debate parlamentar, suscita dúvidas quando se olham as verbas "alocadas" — como agora se diz — ao Ministério da Defesa Nacional.
É patente a insatisfação dos meios militares sobre matérias do estatuto da condição militar, com imediatos reflexos financeiros. E parece que já estivemos mais longe de assistir novamente a manifestações de soldados fardados, como aconteceu no período guterrista, até nas tribunas da Assembleia da República.
Apesar disso, o Governo mantém-se impávido, projectando talvez a participação de tropas portuguesas em mais operações externas, dispendiosas e de duvidosa utilidade, às quais têm sido chamadas representações das unidades estacionadas na Região Autónoma dos Açores.
Por outro lado, a modernização dos equipamentos fica aquém das necessidades — e já nem se fala dos submarinos nem dos aviões, mas simplesmente das fardas e das botas, sumamente inadequadas, das unidades destinadas ao Afeganistão.