O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 | II Série B - Número: 089 | 23 de Março de 2009

Assunto: Situação da empresa multinacional Grohe Destinatário: Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social Deputada: Mariana Aiveca Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República A Multinacional alemã Grohe, fabricante de torneiras, instalada na zona industrial de Albergaha-a-Velha, tem actualmente ao seu serviço cerca de 500 trabalhadores.
Nos últimos meses esta empresa tem reduzido de forma substancial o número de trabalhadores, através da não renovação de contratos, procedendo também a rescisões por mútuo acordo. O BE relembra que esta multinacional ainda há poucos anos tinha mais de um milhar de trabalhadores.
São vários os trabalhadores e trabalhadoras que sofrem de tendinites devido às tarefas repetitivas que são obrigados a fazer nas linhas de produção.
70% dos trabalhadores são mulheres, que têm salários inferiores aos homens, apesar de desempenharem as mesmas tarefas.
Esta empresa tem por prática habitual impor o banco de horas sem qualquer acordo com os trabalhadores.
As férias do ano de 2009 foram marcadas sem ouvir os trabalhadores ou os seus representantes.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais, requer-se ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social os seguintes esclarecimentos: 1 - Que medidas vai tomar para que as normas de higiene e segurança no trabalho sejam respeitadas e debeladas as doenças profissionais existentes

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1598/X (4.ª)