O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | II Série B - Número: 094 | 1 de Abril de 2009

Assunto: О futuro do Museu e do Parque Arqueológico do Vale do Côa Destinatário: Ministério da Cultura A criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa, na sequência da decisão de parar a barragem para ali prevista e preservar as gravuras encontradas, permitiu que esta descoberta de importância científica e cultural mundial ficasse acessível à visita do público e permitiu igualmente a continuação das investigações, que aliás se traduziram na descoberta de muitos outros exemplares de gravuras ao longo do vale do rio Côa.
Apesar das promessas de sucessivos governos, os meios disponibilizados e o investimento no Parque Arqueológico do Vale do Côa foram sempre insuficientes, o que está patente no facto de só agora estar em fase conclusão o Museu há muitos anos prometido, bem como na escassez e continuada precariedade dos recursos humanos ali existentes. Este desinvestimento tem evidentes reflexos quer na afluência às visitas, quer no adiamento do prometido impacto no desenvolvimento regional.
A abertura do Museu do Côa pode por isso ser o ponto de viragem nesta situação, permitindo, para além das enormes potencialidades de divulgação científica e cultural das importantes descobertas do Côa, o arranque em definitivo deste projecto na sua plena dimensão regional, nacional e internacional.
Mas para que a abertura do Museu do Côa produza os efeitos que esperados, é necessário que sejam garantidas as condições de financiamento e de investimento suficientes e que o Parque e o próprio Museu se insiram num enquadramento institucional adequado ao seu pleno desenvolvimento.
Na realidade, a poucos meses da previsível abertura do Museu, desconhece-se por completo

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1745/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República