O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | II Série B - Número: 122 | 18 de Maio de 2009

Assunto: Acessibilidades rodoviárias Beja/Aljustrel/Odemira Destinatário: Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Na reunião realizada com o Senhor Presidente da Câmara de Aljustrel, no passado dia 11-05-2009, colocou este, com particular ênfase, entre outras questões, a necessidade de ser considerada rapidamente a requalificação das acessibilidades do eixo Beja/Aljustrel/Odemira através da substituição das actuais estradas nacionais por um IС e, nesta perspectiva, a urgente construção da variante à vila de Aljustrel de modo a desviar o tráfego que hoje é obrigado a atravessar a vila com todos os inconvenientes e insegurança que provoca na população.
Na verdade, não se pode deixar de ter presente que o traçado das velhas Estradas Nacionais n.º 18, 2 e 263, que hoje asseguram a ligação Beja/Aljustrel/Odemira, foram concebidos numa época longínqua, sem a intensidade de tráfego actual, não dispondo por isso do perfil adequado aos dias de hoje, constituindo a sinuosidade que as caracteriza um factor acrescido de perigosidade que ameaça a segurança dos seus utilizadores e um factor de perda relativa de competitividade.
A perspectiva de desenvolvimento do concelho exige acessibilidades modernas e mais seguras, que valorizem o território, pelo que a substituição das velhas acessibilidades por um IС e a variante à vila de Aljustrel constitui um imperativo que urge concretizar.
Com a chegada da água de Alqueva à Barragem do Roxo o concelho de Aljustrel vai ver alargada a curto prazo e de forma muito significativa a área de regadio existente no concelho e que há muito podia e devia estar ao serviço do seu desenvolvimento se não fossem os atrasos provocados por sucessivos governos nos últimos 33 anos.
A retoma da laboração das Pirites Alentejanas, que em momento algum devia ter cessado, é um elemento incontornável que mais tarde ou mais cedo será realidade confirmando a justeza da luta dos trabalhadores mineiros, da população e dos seus autarcas.
As obras do Aeroporto Internacional de Beja, que há muitos anos poderia estar a funcionar ao serviço do desenvolvimento da região e do País, deverão estar concluídas para breve o que reforça a necessidade e premência da requalificação das acessibilidades Beja/Aljustrel/Odemira.
O turismo constitui uma realidade que de forma consistente vai ganhando espaço um pouco por todo o

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2292/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República