O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | II Série B - Número: 130 | 1 de Junho de 2009

Assunto: Instalação de Central Termoeléctrica a Biomassa no Alvito Destinatário: Ministério da Economia e da Inovação A UCASUL é uma União de Cooperativas Agrícolas, com sede em Beja, fundada em 1992 pelas cooperativas agrícolas com secção de olivicultura, que assumiu como seu objectivo solucionar o problema ambiental de todos os lagares do Alentejo.
Com este objectivo, de importância vital para responder a um dos factores que constituía um importante constrangimento ao desenvolvimento e competitividade desta fileira estratégica que é a olivicultura, adquiriu a UCASUL a empresa Mariano Lopes e Filhos, Lda onde instalou uma central de secagem de bagaços de azeitona em Alvito correspondente a um investimento superior a 10 milhões de euros e que trabalha hoje para mais de 50 lagares da região.
Por esta via a UCASUL não só contribui para resolver um sério problema ambiental, o das águas ruças produzidas pelos lagares no decurso do processo de extracção do azeite e que contaminavam dramaticamente os cursos de água para onde eram lançadas, como abre caminho ao aproveitamento dos subprodutos finais (biomassa) para a produção de energia termoeléctrica após a extracção do óleo de bagaço que este contém.
Instalar no complexo já existente em Alvito uma central termoeléctrica, que permita valorizar a biomassa resultante do processo de extracção do azeite e do óleo de bagaço, produzindo com a mesma cerca de 13 MW, constitui assim um objectivo de interesse estratégico para a fileira olivícola e, consequentemente, para a região e para o País pois constituirá uma mais-valia para o sector e uma mais-valia para o ambiente com a vantagem acrescida de se associar a um outro objectivo estratégico que é reduzir a nossa dependência energética de produtos fósseis importados.
A fileira olivícola constitui uma fileira estratégica para o País e uma aposta que importa consolidar no Alentejo.
O projecto de instalação da central termoeléctrica em Alvito constitui uma resposta inovadora que irá permitir a valorização das cerca de 350 mil toneladas de bagaço que irão resultar dos 40 mil hectares de olival plantados no Alentejo reforçando a natureza de fileira da olivicultura. Esta nova realidade irá igualmente contribuir para a consolidação dos cerca de 30 postos de trabalho actualmente existentes com carácter sazonal os quais ganharão carácter permanente o que constitui um importantíssimo ganho económico e social para o concelho de Alvito, um concelho do interior para o qual a concretização deste

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2467/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República