O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 | II Série B - Número: 149 | 30 de Junho de 2009

Assunto: Encerramento da extensão de saúde de Fazendas do Cortiço, em Montemor-o-Novo Destinatário: Ministério da Saúde О Governo está a promover o encerramento factual da extensão de saúde de Fazendas do Cortiço, pertencente ao Centro de Saúde de Montemor-o-Novo.
De facto, ao retirar daquela extensão de saúde o médico que ali prestava assistência aos utentes e ao encaminhar estes para a extensão de Ciborro, o Ministério da Saúde está a promover na prática o encerramento da extensão de saúde de fazendas do Cortiço.
Esta situação torna-se ainda mais caricata quando o médico que sai do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo a caminho do Ciborro passa, pelo caminho, por duas extensões de saúde encerradas (São Geraldo e Fazendas do Cortiço), obrigando os seus utentes a deslocar-se.
Esta decisão do Governo é uma prova indesmentível da degradação a que o PS tem vindo a sujeitar os serviços públicos de saúde, não tendo qualquer preocupação com as consequências dessas decisões para as populações.
Neste caso, a falta de transportes públicos e os baixos rendimentos da população mais idosa das Fazendas do Cortiço tornam as deslocações ao Ciborro um gravíssimo obstáculo no acesso a cuidados de saúde.
Esta decisão é inexplicável e inaceitável. É inaceitável que se procure poupar alguns euros à custa da saúde das populações quando, ao mesmo tempo, se perdem milhares de milhões de euros do Estado nos negócios ruinosos e obscuros de bancos falidos.
Por isso, exige-se que rapidamente o Governo tome as medidas necessárias ao funcionamento da extensão de saúde das Fazendas do Cortiço e à melhoria dos cuidados de saúde que ali eram prestados.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho perguntar através de V. Ex.ª, ao Ministério da Saúde, o seguinte:

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2824/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República