O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | II Série B - Número: 163 | 11 de Agosto de 2009

até um ano}, a Sociedade Lusa de Negocios (SLN) Valor SGPS teve como finalidade financiar a parte que lhe era exigida no aumento de capital previsto no programa de recapitaiização da instituição bancária, então liderada por Miguel Cadilhe. Ou seja, em vez de colocarem dinheiro seu no aumento de capital do BPN, os accionistas da SLN Valor recorriam aos depositantes do banco para se financiar. Esta sociedade detém como activo uma posição de cerca de 32,5% por cento na SLN SGPS, que por sua vez dominava a totalidade do BPN.
Toda esta operação foi organizada e montada pelo Banco Efisa a pedido da SLN Valor, SGPS, e foi colocada junto da rede de balcões do BPN (com 216 agências) entre 28 de Julho e quatro de Agosto de 2008.
No entanto, após a nacionalização do BPN a situação relativa ao reembolso dos títulos em causa complicou-se. Uma vez que o principal activo da SLN Valor era o BPN, e este último foi nacionalizado, as condições de solvabilidade da SLN Valor e respectivo reembolso dos títulos foram postas em causa.
Assim, há fundados receios de que estes montantes possam nunca vir a ser reembolsados aos subscritores.
De facto, existe uma outra emissão de papel comercial por parte da SLN Valor, SGPS, no valor de 50 mühões de euros, que se venceu no passado dia 20 de Junho, a qual a SLN Valor, SGPS, deu instruções ao BPN para pagamento dos juros e de apenas 10% do capital.
É neste quadro que, nos últimos dias, os clientes do BPN que subscreveram a emissão do papel comercial SLN Valor, e que na sua esmagadora maioria são depositantes do banco (não accionistas), têm estado a solicitar explicações sobre a pagamento das suas aplicações quer junto da SLN, SGPS, quer junto do BPN (dada a impossibilidade de contactar a SLN Valor, SGPS), pois o cenário mais provável é que enfrentem perdas significativas.
Note-se que em relação à tranche que se venceu no dia 19/06/2009 ainda só foram pagos os juros mais 10% do capital, quando em relação a muitos destes clientes os produtos foram vendidos como sendo de capital garantido. Para além disso, uma outra tranche de 100 milhões vai vencer-se no dia 05/08/2009,