O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

lado, o player que detém da maior quota de prime-time e de share global, bem como o que compete em segundo lugar, tendem a envolver-se num constante jogo de troca de valores de quotas entre si. A tendência manifestada nos últimos anos, 2006 e 2007, reflecte um mercado televisivo conquistado progressivamente pela RTP e pelos outros canais do Cabo, tanto no espaço do prime-time como do shares global. Os dois players têm conseguido afirmar-se cada vez mais neste segmento, tendo o aumento das suas respectivas quotas de mercado sido acompanhado pela consequente perda de valores da TVI e da SIC. Os quatro players reúnem em 2007 quotas de mercado bastante próximas, o que leva a RTP a posicionar-se em segundo lugar apenas a 1,9% de distância da TVI, no espaço do prime-time. (…)

“Por seu turno, o espaço global televisivo tem sido dominado pela posição de destaque da SIC desde 2002, posição que este canal perde em 2006 com a passagem da TVI para 1º lugar (26,8%), e com a nítida aproximação da RTP (SIC e RTP apresentam a mesma quota de mercado –26,3%) e do resto da TV.”

De acordo com o mesmo estudo, entre 1999 e 2007, é no chamado “prime-time” ou seja, o horário nobre televisivo, que compreende o período de emissão do bloco informativo Jornal Nacional, que a TVI mais se destaca dos restantes canais:

“Por sua vez, a TVI posicionou-se acima do valor de equilíbrio no prime-time, assumindo o seu papel protagonista neste espaço televisivo (…)

A variação média face à quota de equidistribuição do mercado televisivo no período 1999-2007 revela-nos que no prime-time tanto a SIC como a TVI apontam para variações positivas, ao passo que a RTP aponta para variações negativas em ambos os espaços da programação televisiva”.

O mesmo relatório resume as suas conclusões nos quadros seguintes:

Tabela 1. Evolução média das quotas de mercado em “Prime-Time”, 1999 a 2007

II SÉRIE-B — NÚMERO 163______________________________________________________________________________________________________________

30