O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-B — NÚMERO 180 36___________________________________________________________________________________________________________

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Expeça - se

REQUERIMENTO Número / ( .ª) Publique - se

X PERGUNTA Número 2373 / XII ( 2 .ª) 2013-06-20

O Secretário da Mesa

Paulo Digitally signed byBatista Paulo BatistaSantos (Assinatura)Santos Date: 2013.06.20(Assinatura) 11:55:15 +01:00Reason:

Location:

Assunto: Transportes e Mobilidade em Valongo

Destinatário: Min. da Economia e do Emprego

Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República

A criação do Andante foi anunciada como meio para a melhoria da mobilidade dos cidadãos daÁrea Metropolitana do Porto, através da intermodalidade. Ou seja, em cada zona cada pessoapoderia escolher o meio de transporte que lhe fosse mais vantajoso, pelo mesmo preço, usandoo título de transporte Andante.

A cidade de Ermesinde, freguesia do concelho de Valongo, está toda ela integrada na zonaAndante C9. Quer isto dizer que em todos os lugares da cidade que são servidos portransportes públicos aderentes ao sistema Andante, os passageiros deveriam poder usar o títulode transporte intermodal.

Acontece que, inexplicavelmente, não é isso que sucede. O lugar da Travagem, servido por umapeadeiro de comboios da CP, por uma paragem terminal de autocarros da STCP e por outrasparagens destes mesmos autocarros, está também integrado na zona Andante C9. Só queapenas os passageiros da STCP podem utilizar o título intermodal, pois o mesmo não é aceiteno transporte ferroviário. Quem opta pelo comboio tem de comprar títulos de transporte da CP,não podendo beneficiar da intermodalidade.

Esta situação, inexplicável, injusta e injustificável prejudica gravemente a mobilidade de milharesde pessoas, uma vez que o apeadeiro da Travagem serve as populações da Travagem, Bela,Liceiras, Vilar e Sampaio, em Ermesinde. Mas também é ponto de embarque e desembarque decidadãos de alguns lugares da vizinha freguesia de Alfena.

A maioria das viagens a partir da Travagem tem como destino o centro do Porto. O comboio é omeio mais rápido para chegar da Travagem ao Porto, com um tempo de viagem que ronda os20 minutos, menos de metade do que demora a viagem de autocarro.

Perante a impossibilidade de usar o título Andante nos comboios de e para a Travagem, aspessoas que optam por este meio de transporte têm uma despesa acrescida. Caso o sistemafuncionasse com normalidade e o apeadeiro (à semelhança do que acontece com as vizinhas