O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série C - Número: 064 | 23 de Junho de 2007


Palácio de São Bento, 6 de Junho de 2007.
O Presidente da Comissão, Abel Baptista.

Nota: — O regulamento foi aprovado por unanimidade.

———

DELEGAÇÕES E DEPUTAÇÕES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Relatório elaborado pelo Deputado do PSD Guilherme Silva relativo à sua deslocação a Boston para participar no jantar/banquete alusivo ao Dia de Portugal, que teve lugar no dia 1 de Junho, na State House

Com a superior autorização de S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República, e a convite da LusoAmerican Education Foundation (East), desloquei-me a Boston para participar, como convidado de honra, no jantar/banquete alusivo ao Dia de Portugal, que teve lugar na sexta-feira, dia 1 de Junho, na State House (sede do Governo, Senado e Câmara de Representantes do Estado de Massachusetts, em Boston).
Tratou-se de um evento integrado no Boston Portuguese Festival 2007, que vem tendo lugar desde Abril último e termina a 30 de Junho do corrente ano, com um conjunto diferenciado de eventos culturais, desportivos e sociais que envolvem a comunidade portuguesa de Boston e a sociedade americana local.
A Sr.ª Cônsul de Portugal em Boston, Dr.ª Manuela Bairos, é a grande promotora do Festival, sendo particularmente estimada pela comunidade portuguesa e muito respeitada e considerada tanto pelas autoridades do Estado de Massachusetts como pelas instituições e população local.
A comunidade portuguesa tem, aliás, uma excelente relação com a população americana e está muito bem integrada, existindo mesmo um número considerável de luso-descendentes que ocupam cargos de destaque nas instituições do Estado de Massachusetts.
Na manhã do dia 1 de Junho, por iniciativa da Sr.ª Cônsul, Dr.ª Manuela Bairos, procedi à abertura da «Maratona de Leitura dos Lusíadas», na Cambridge Rindge High School, escola onde funciona um curso de português como língua de opção.
Na oportunidade dirigi algumas palavras aos alunos e professores e agradeci ao reitor o ter proporcionado aquele evento na escola, associado às comemorações do Dia de Portugal e ao Boston Portuguese Festival.
A leitura dos Lusíadas foi precedida de uns sketches alusivos aos descobrimentos, representados por alunos que interpretaram as figuras do Infante D. Henrique, de Bartolomeu Dias e de Pedro Álvares Cabral.
As várias estâncias dos Lusíadas foram sendo lidas, alternadamente, em português e inglês, tendo o reitor iniciado a leitura neste idioma.
Foi interessante registar o entusiasmo não apenas dos alunos de português e respectivos professores, mas também de alunos e de docentes de outras disciplinas.
Seguiu-se uma visita ao Juiz Presidente do Tribunal de Apelação (correspondente à nossa Relação), Chief Justice Phillip Rapoza, que teve a amabilidade de me acompanhar numa visita guiada a todo o tribunal, explicando-me, em pormenor, o seu funcionamento.
Trata-se de uma personalidade muito prestigiada, quer internamente quer no âmbito internacional, tendo integrado o Tribunal Especial para Crimes Graves, instituído pelas Nações Unidas, para julgar os crimes contra a humanidade e violação dos direitos humanos ocorridos em Timor Leste.
Tive oportunidade de, em nome do Presidente, entregar-lhe uma peça da Assembleia da República como lembrança.
A Sr.ª Cônsul, Dr.ª Manuela Bairos, promoveu um almoço com o Juiz Phillip Rapoza e o representante (Deputado) Tony Cabral, extremamente interessante por ter proporcionado uma troca de impressões sobre as relações entre Portugal e os Estados Unidos sobre a guerra do Iraque e as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Da parte da tarde, na companhia da Sr.ª Cônsul e do Deputado Tony Cabral, efectuei uma visita à Câmara dos Representantes e ao Senado, onde fui recebido pelo Senador Marc Pacheco, de ascendência portuguesa.
À noite, das 19h às 23h, teve lugar o jantar de gala, em que usaram da palavra o Deputado Tony Cabral, dos Açores, o Dr. José Figueiredo, Committer Chairman da Luso-American Education Foundation (East), o Padre José S. Ferreira, a Dr.ª Fernanda Coelho, Cônsul de Portugal em New Bedford, a Dr.ª Manuela Bairos, Cônsul de Portugal em Boston, tendo-me cabido o encerramento, iniciando por referir a pena que o Presidente da Assembleia da República tinha de, por razões de força maior, não ter podido deslocar-se a Boston.
Agradeci o convite e felicitei a organização, a Sr.ª Cônsul e a comunidade, pelo sucesso da realização e referi a importância das comunidades portuguesas em geral e do papel da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, e a de Boston em especial, no âmbito das relações entre os dois países e a crescente intervenção cívica e política dos luso-descendentes e o seu destaque na vida pública, económica e social dos Estados Unidos e o orgulho que todos tínhamos no papel que vinham desempenhando, sem prejuízo de preservarem e afirmarem os nossos valores, a nossa cultura e a nossa língua.