O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série C - Número: 076 | 8 de Setembro de 2007

Canadá se tratar de um país com uma enorme extensão territorial e pouca população, razão pela qual o país continua a receber cerca de 350 000 emigrantes legais todos os anos. Por essa razão, acrescentou, o Canadá tem vindo a dispensar a maior importância à multiculturalidade, fazendo todos os esforços para ver as comunidades emigrantes plenamente integradas no país.
Actualmente, uma das grandes preocupações políticas é a de criar condições mais favoráveis para os cidadãos das chamadas first nations, que já habitavam os territórios do Canadá antes da chegada dos primeiros colonos. Finalmente, a Governadora Geral referiu-se, em tons bastante elogiosos, à comunidade portuguesa residente na Província, a qual se conseguiu integrar de uma forma bastante positiva, ao mesmo tempo que mantém e preserva a sua cultura e tradições. Como motivo de especial orgulho para o Canadá, e em especial para a Província da Colômbia Britânica, referiu-se à cantora Nelly Furtado, proveniente da cidade de Vitória.
Na Colômbia Britânica a delegação portuguesa foi ainda recebida pelo Presidente da Assembleia Legislativa daquela província, Sr. Bill Barisoff, do Partido Liberal. Durante o almoço oferecido pelo Presidente Barisoff foi possível manter contacto com representantes dos vários partidos com assento no Parlamento e trocar experiências sobre os métodos de trabalho parlamentar. A delegação portuguesa teve ainda a oportunidade de assistir ao «período de questões» durante a sessão plenária da tarde, tendo a sua presença sido assinalada pelo Ministro dos Assuntos Inetrgovernamentais, John van Dongen.
4 — Em Toronto a delegação portuguesa, acompanhada pela Cônsul Geral de Portugal naquela cidade, Maria Amélia Paiva, foi recebida pelo Mayor da cidade de Toronto, David Miller. Como grande parte dos habitantes de Toronto, também o Sr. Miller emigrou para o Canadá em 1967, como fez questão de salientar. O Mayor Miller referiu-se ainda de forma muito reconhecida ao contributo da comunidade portuguesa, uma das maiores comunidades de emigrantes residente na cidade de Toronto e que, segundo afirmou, «foi responsável, no sentido literal, pela construção de grande parte da cidade». O Sr. Mayor explicou também os trabalhos de reconstrução e de modernização que a cidade de Toronto está a desenvolver, nomeadamente no que se refere à reabilitação paisagística das zonas verdes e da área fronteiriça ao lago de Toronto.
Em Toronto a delegação portuguesa igualmente a oportunidade de visitar o Pioneer Museum, museu dedicado aos primeiros emigrantes portugueses que foram para o Canadá e eram, na sua grande maioria, oriundos dos Açores, assim como a primeira associação portuguesa First Portuguese Canadian Cultural Centre. Nas instalações desta associação houve oportunidade de encontrar representantes de todas as associações culturais e clubes existentes na área consular de Toronto, tendo o Presidente da Assembleia da República tido a oportunidade de dirigir palavras de saudação aos emigrantes e luso-descendentes ali presentes.
Finalmente, durante o jantar organizado pela Cônsul Geral de Portugal em Toronto, o Presidente da Assembleia da República e a delegação portuguesa tiveram oportunidade de manter contactos com diversas personalidadesda comunidade portuguesa residente naquela área consular.
5 — Em Ottawa a delegação portuguesa foi recebida no Parlamento pelo Presidente da Câmara dos Comuns, Peter Milliken, que recordou a visita efectuada por uma delegação canadiana a Portugal em 2005 e a calorosa recepção de que tinham sido alvo no nosso país, afirmando o seu contentamento por agora poder reciprocar esse acolhimento no Canadá. O Presidente Jaime Gama agradeceu a excelente organização da visita por parte dos serviços do Parlamento e os vários encontros proporcionados, os quais constituirão um importante contributo para o reforço do relacionamento bilateral entre os dois países. O Presidente Milliken fez uma exposição sobre o funcionamento do Parlamento e os temas que actualmente se encontravam a ser discutidos na Câmara dos Comuns. Em especial, explicou como era organizado o «período de questões», que tem lugar no início de cada sessão plenária, durante 45 minutos, e durante o qual estão normalmente presentes os Ministros e Secretários de Estado, os quais, de acordo com o sistema político do Canadá, são ao mesmo tempo Deputados e membros do executivo.
6 — Durante o encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Peter MacKay, este referiu o recente encontro e «boa discussão» que tinha tido oportunidade de manter com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Dr. Luís Amado, durante a recente Cimeira da Nato, nomeadamente sobre a União Europeia e a situação no Afeganistão. Peter Mackay salientou que a situação no Afeganistão «é, actualmente, a principal preocupação em matéria de política externa» para o Canadá, que conta com um grande contingente militar naquele país, cobertos por um mandato parlamentar até Fevereiro de 2009. A situação no Afeganistão é muito preocupante e há a necessidade de se conseguir fazer mais progressos em matéria de reconstrução, desígnio que, no