O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série C - Número: 076 | 8 de Setembro de 2007

com o Canadá é bastante baixo, ocupando apenas o 9.º lugar, não se compreendendo mesmo que a União Europeia tenha um maior volume de comércio com a Coreia do Sul do que com o Canadá. O Presidente da Assembleia da República acrescentou ainda que mesmo em termos de diálogo político há que fazer mais, aproveitando as cimeiras para criar um quadro político-jurídico mais adequado ao aprofundamento do relacionamento bilateral. Há vastos domínios de oportunidades a explorar, seja na cooperação ao desenvolvimento e intervenção em cenários de crise, como é o caso do Afeganistão seja no plano comercial, na convergência dos mercados financeiros e no investimento, nomeadamente em sectores essenciais como são o mercado de energia, das construções públicas ou das comunicações. Respondendo a uma observação do Ministro dos Negócios Estrangeiros canadiano de que por vezes é difícil negociar com a União Europeia por falta de uma posição unitária, o Presidente Jaime Gama lembrou que em matéria de política comercial a União Europeia é uma entidade mais centralizada do que o próprio Canadá, país onde as províncias têm mais autonomia do que os próprios países da União Europeia. A própria evolução da PESC e PESD abre novas áreas de cooperação em que o Canadá pode participar e dar o seu contributo, não deixando que o campo da cooperação transatlântica seja exclusivamente ocupado pelos Estados Unidos. Referindo-se à questão energética, o Presidente Jaime Gama afirmou que Portugal não deixará de acolher com grande interesse as propostas de fornecimento energético por parte do Canadá. Finalmente, quanto ao acordo de intercâmbio de jovens estudantes o Dr. Jaime Gama partilhou a concepção de que é necessário facilitar e incentivar um maior intercâmbio de jovens entre Portugal e o Canadá, informando que o mesmo se encontra no Parlamento em fase final de aprovação.
7 — A delegação portuguesa foi ainda recebida em reunião pelos Deputados da Associação Parlamentar Canadá-Europa, pela Comissão de Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional e pelo Grupo Interparlamentar Canadá-Portugal.
8 — O Presidente do Senado, Noël A.Kinsella, recebeu igualmente a delegação portuguesa, tendo abordado as questões referentes ao intercâmbio de estudantes e às novas perspectivas de cooperação em matéria de portos marítimos. O Presidente do Senado do Canadá afirmou que o Canadá gostaria de investir num maior desenvolvimento do comércio marítimo e dos portos e que esta poderá constituir uma oportunidade de aprofundamento do relacionamento entre os dois países a explorar. O Presidente Jaime Gama recordou que Portugal dedica a maior atenção e prioridade à actividade marítima e que é nosso objectivo desenvolver Lisboa como o centro da política europeia de segurança marítima, razão que levou à localização da Agencia Marítima de Segurança Marítima na capital portuguesa. Portugal dispõe actualmente de um porto extremamente moderno e com óptimas condições em termos de profundidade de águas — o porto de Sines — e não deixará de acolher com todo o interesse qualquer perspectiva de cooperação com o Canadá nesta área.
9 — Cabe ainda salientar todo o apoio prestado à organização e acompanhamento da visita por parte do Embaixador de Portugal no Canadá, Embaixador João Pedro Silveira de Carvalho, o qual se revelou da maior utilidade e relevância para o êxito da deslocação, assim como também o trabalho de preparação por parte dos competentes serviços da Assembleia da República.
10 — Junta-se ainda como anexos (Anexo 1) (a):

— Pasta preparada pelo Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo da Assembleia da República; — Programa da visita; — Recortes de imprensa alusivos à visita.

Gabinete do Presidente da Assembleia da República, 6 de Setembro de 2007.

(a) Os anexos mencionados encontra-se disponíveis, para consulta, nos serviços de apoio.

Relatório relativo à participação nas comemorações do 50.º aniversário do Tratado de Roma, que tiveram lugar em Roma, nos dias 22 e 23 de Maio de 2007

1 —Tiveram lugar em Roma, de 22 a 23 de Março de 2007, as comemorações oficiais do 50.ª aniversário do Tratado de Roma, da iniciativa conjunta do Presidente do Senado da República, Franco Marini, e do Presidente da Câmara dos Deputados Fausto Bettinotti.