O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | II Série C - Número: 006 | 20 de Outubro de 2007


8 — Outros

Assunto Deputado Relator Parecer sobre o Relatório da Participação de Portugal na União Europeia – Ano 2006 Relator: Deputado Agostinho Gonçalves (PS) Parecer sobre o Programa Legislativo e de Trabalho da Comissão Europeia para 2007 Relator: Deputado Luís Campos Ferreira (PSD) Relatório/Parecer sobre o Parecer do Tribunal de Contas relativo à Conta Geral do Estado 2005 Relator: Deputado Alberto Antunes (PS)

Assembleia da República, 18 de Setembro de 2006.
O Presidente da Comissão, Miranda Calha.

———

COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÓMICOS, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SUBCOMISSÃO DE TURISMO

Relatório da deslocação da Subcomissão à Região do Alentejo, realizada nos dias 15 e 16 de Janeiro de 2007

Índice

I — Introdução II — Visita III — Notas gerais sobre o sector turístico na Região do Alentejo IV — Constrangimentos/dificuldades locais mais referenciados V — Apreciação de carácter geral A — Potencialidades B — Empreendedorismo C — Enquadramento relevante para o turismo na região VI — Conclusões VII — Proposta

Anexo 1 — Caracterização Anexo 2 — Actividade turística no Alentejo Anexo 3 — Organização turística do Alentejo Anexo 4 — A visita.

I — Introdução

O Alentejo tem sido visto, até um passado recente, como uma das regiões do País com maiores sinais de desertificação humana, com evidentes dificuldades em fixar e atrair população e investimentos. Um dos reflexos dessa situação é uma taxa de envelhecimento acima da média nacional, um clima económico e social de alguma depressão, tudo junto não favorecendo uma imagem positiva e de confiança no futuro.
Contra este pano de fundo tem sido divulgado, nos últimos tempos, informação oficial dando conta de intenções de investimento significativos na região, tanto públicos como privados, estes últimos direccionados sobretudo para a área do turismo.
Conhecer mais de perto a realidade da região e o contributo actual e potencial do turismo para o seu desenvolvimento, contactando entidades e agentes relevantes para o sector, foi o objectivo da deslocação da Subcomissão de Turismo ao Alentejo nos dias 15 e 16 de Janeiro.
No presente relatório faz-se referência às visitas efectuadas e às entidades e agentes económicos contactados, apontam-se alguns indicadores estatísticos relevantes, faz-se uma referência às principais questões suscitadas pelos interlocutores, apresentam-se observações de carácter geral que se retiveram como pertinentes, apresenta-se uma breve nota do que se considera ser um enquadramento actual significativo para o sector, e finaliza-se com algumas conclusões e propostas. Dados mais detalhados constam dos anexos deste documento.