O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O desequilíbrio do saldo conjunto da balança de capital e da balança corrente, atingiu em 2009 os -9,4%, e dada a sua degradação sucessiva dos últimos anos, constitui um dos mais graves problemas estruturais da economia portuguesa.

Associada à evolução negativa da balança de pagamentos, a posição de investimento internacional ( definido como sendo o saldo entre os valores dos ativos estrangeiros detidos por residentes em território nacional e os valores dos ativos nacionais detidos por residentes no exterior ) atingiu conjugadamente -111,5% do PIB em 2009 ( cf. Gráfico infra ).

Posição de investimento internacional e suas componentes5

Esta posição devedora em termos de posição de investimento internacional tem vindo a agravar-se tendo aumentado 12,3 p.p de 2008 para 2009.
As consequências da crise financeira internacional eram já previsíveis no 2º semestre de 2008, o que não impediu que o Orçamento do Estado para 2009 fosse perspetivado para um cenário de crescimento económico de 0,6%, o que representava uma ligeira desaceleração 5 Gráfico retirado do Volume I do Parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral do Estado de 2009 II SÉRIE-C — NÚMERO 23
______________________________________________________________________________________________________________
14


Consultar Diário Original