O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Taxas de crescimento anuais das componentes da despesa ( variações médias )4

Também ao nível do mercado de trabalho as consequências da contração da atividade económica se fizeram sentir, tendo-se verificado um agravamento do desemprego com um acréscimo de 67,5 milhares de novos desempregados e um crescimento de 23,8% face ao ano anterior. Passando de uma taxa de desemprego de 7,6% para 9,5%, sendo que 47,8% são desempregados de longa duração. Da redução dos preços da matérias-primas energéticas e não energéticas e dos bens alimentares, conjugada com a retração da procura global, resultou a desaceleração do crescimento do nível de preços na área euro e nas principais áreas da economia mundial, tendo também a economia portuguesa refletido essa tendência com um Índice Harmonizado de Preços no Consumidor ( IHPC ) de -0,9%. Situação de inflação negativa que não se encontra registada em Portugal nos últimos quarenta anos.
Uma das explicações poderá ter a ver com a redução da taxa normal de IVA em 1 p.p.
verificada a partir de Julho de 2008.
4 Gráfico retirado do Volume I do Parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral do Estado de 2009 1 DE MARÇO DE 2012
______________________________________________________________________________________________________________
13


Consultar Diário Original