O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | - Número: 023 | 29 de Março de 2008

GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-CANADÁ

Programa de actividades e orçamento para 2008

I – Relatório de actividades 2007

1. O Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá teve em 2007 momentos altos, com a participação, em Maio, na visita oficial de S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República àquele país amigo e aliado e no acolhimento à delegação que acompanhou o Presidente do Senado Federal, em Outubro, em visita de retribuição a Lisboa.
2. A visita do Presidente Jaime Gama permitiu que a delegação do Grupo Parlamentar de Amizade, integrada na comitiva, tivesse contactos parlamentares de alto nível e com grande visibilidade. O programa incluía estadias em Vancouver e Victoria, na Província de Colômbia Britânica, Toronto, na Província de Ontário e na capital federal, Ottawa.
3. Em todos esses lugares realizaram-se visitas às comunidades, de vários níveis, e encontros com parlamentares interessados nas relações luso-canadianas, alguns dos quais representando zonas de forte imigração portuguesa, maioritariamente açoreana, e mesmo até com raízes nelas.
4. Especialmente importantes foram as reuniões com os membros do Grupo Parlamentar de Amizade abrangendo Portugal, existente no Parlamento Federal. Foi possível trocar impressões comuns, nomeadamente relativas às nossas comunidades no Canadá.
5. Os Presidentes das duas Câmaras do Parlamento Federal acolheram o Presidente Jaime Gama e a delegação do nosso Grupo que o acompanhava com requintada hospitalidade.
6. Foi possível também dialogar com representantes das nossas comunidades, em especial em Toronto.
Seguimos posteriormente o percurso vitorioso de alguns candidatos luso-canadianos às eleições provinciais de Ontário, com os quais, tivemos ocasião de estabelecer relações.
7. Já antes da visita ao Canadá, concretamente em meados de Abril, tínhamos tido a possibilidade de acolher em Lisboa uma delegação do grupo parlamentar homólogo, interessada em recolher elementos sobre a presidência portuguesa da União Europeia. Acompanhámo-la em diversas oportunidades, tanto no Parlamento como na respectiva Embaixada.
8. Diálogos idênticos tiveram lugar com a delegação canadiana que acompanhou o Presidente Milliken, na já referida visita de retribuição em Lisboa, em finais de Outubro.
9. Acolhemos ainda uma delegação do Parlamento Provincial do Ontário, formada pelos Deputados Jack Layton e Olivia Chow, que visitou Lisboa em meados de Julho.
10. Mantivemos também contactos regulares com a Embaixada do Canadá em Lisboa. Com o Embaixador Parisot realizámos um almoço de trabalho, logo em Fevereiro. Posteriormente, a convite dele, a delegação do Grupo Parlamentar de Amizade participou em diversas incitativas culturais e sociais da Embaixada, nomeadamente na celebração do Dia Nacional do Canadá.
11. As despesas realizadas com as iniciativas do GPA importaram em 3073,28 euros sem incluir naturalmente a visita ao Canadá, que teve outro enquadramento orçamental.

II – Programa de actividades e orçamento 2008

1. É nossa intenção prosseguir, no ano em curso, o diálogo com as entidades parlamentares canadianas, com as quais temos contactos estabelecidos, e com a Embaixada do Canadá em Lisboa.
2. Estamos disponíveis para acolher os parlamentares canadianos que se desloquem a Portugal. Como nos encontramos habitualmente com alguns deles em Estrasburgo, nas sessões plenárias da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, não deixaremos de os abordar sobre problemas de interesse comum, porventura identificados.
3. Com a nova Embaixadora do Canadá em Lisboa também manteremos contactos regulares. Recebemos já um convite para um almoço de trabalho na Embaixada e esperamos poder retribuí-lo mais adiante.