O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 025 | 24 de Abril de 2009

Agron Buxhaku 0 votos (albanês) Ljubomir Frckoski 71 votos

Nulos 10 votos Total de votantes 427 votos

Como se pode ver, nos Balcãs, o xadrez político está mesmo balcanizado. Numa mesa de uma área de influência macedónia, o candidato albanês obteve o resultado notável de zero votos. E a única candidata, não logrou mais do que outros espantosos 5 votos.
De uma forma geral, vimos mesas de voto ordeiras, sem pressão de elementos policiais ou estranhos, com a presença pluralista de representantes das diferentes forças políticas, fomos geralmente bem recebidos e informados. Apenas detectámos dois tipos de infracções: – No território controlado pela etnia albanesa, muitos maridos enfiavam-se nas cabines de voto onde estavam as esposas vestidas dos pés à cabeça, e claramente escreviam o voto por elas, o que demonstra a falta de igualdade e de liberdade para as mulheres que se vive no seio desta comunidade tradicionalista, retrógrada e machista; – Apesar dos cartazes de proibição de fumar no interior das mesas de voto, este vício próprio de gente bárbara que não respeita os direitos dos outros, desrespeitava as indicações, sendo as mesas de voto, nalguns casos, autênticas cabines de fumo.
– Não nos foi possível confirmar se os cartazes à entrada das mesas de voto proibindo a entrada de pessoas armadas com pistolas, foi ou não respeitado. Mas não demos conta de nenhum incidente.

Como ninguém obteve a maioria absoluta, haverá uma segunda volta eleitoral entre os candidatos Gjorge Ivanov (35 % dos votos) e Ljubomir Frckoski (20 % dos votos), no dia 5 de Abril de 2009.
Regressado às 23 horas ao hotel, onde estava a chefia da missão do Conselho da Europa, entreguei os 12 relatórios das missões efectuadas.
Regressei a Paris, no dia 23 de Março de 2009.

Assembleia da República, 4 de Abril de 2009.
O Deputado do PSD, José Mendes Bota.

———

Relatório elaborado pelo Deputado Mendes Bota, do PSD, referente à sua participação na reunião da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, no âmbito da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), que decorreu em Paris, nos dias 23 e 24 de Março de 2009

Relatório n.º 70

Parti para Paris no dia 23 de Março de 2009, vindo de Skopje (Macedónia).
No dia 23 de Março de 2009, presidi à reunião da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, e fiz as intervenções inerentes a tal função.
No debate sobre o relatório WOLDSETH, relativo o tema ―Mulheres migrantes: em particular risco de violência domçstica‖, fiz uma intervenção que abordou os seguintes pontos: