O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | - Número: 031 | 1 de Junho de 2009

O Deputado João Soares (PS), Presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, efectuou uma vista aos Balcãs (Sérvia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Kosovo e Albânia). Esta deslocação teve como objectivos apoiar o trabalho das Missões da OSCE no terreno e contactar autoridades, e outras entidades, em cada um destes países.

Acompanharam o Presidente da AP OSCE nesta visita o Deputado esloveno Roberto Battelli, Representante Especial da AP OSCE para o Sudeste Europeu e o Embaixador Andreas Nothelle, Representante Permanente da Assembleia Parlamentar em Viena.

Sérvia

A primeira reunião de trabalho teve lugar na Missão da OSCE em Belgrado com o Chefe de Missão, Embaixador Hans Ola Urstad, que traçou o quadro das mais recentes evoluções na Sérvia, ao nível político e económico.

O Embaixador Urstad afirmou que nos últimos anos a Sérvia tinha progredido bastante. No entanto ainda persistem alguns problemas: nem todos os indiciados por crimes de guerra foram capturados o que teve como consequência directa o bloqueio, por parte da Holanda, das negociações para a assinatura de um Acordo de Estabilização e Associação com a União Europeia. No entanto, é de registar que nos últimos anos a Sérvia entregou ao Tribunal de Haia um elevado número de suspeitos e julgou nos seus próprios tribunais um outro grupo de indivíduos indiciados por crimes contra a humanidade.

A economia sérvia cresceu 6.5% ao ano, o desemprego desceu até aos 14% e o mercado negro perdeu alguma relevância. Contudo a crise internacional já está a afectar o país e o crescimento deverá abrandar.