O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | - Número: 041 | 8 de Agosto de 2009

são originários, em maioria, os nossos emigrantes no Canadá, a fim de podermos ser alertados caso se verificasse alguma ocorrência, o que não aconteceu.
3. Tivemos também oportunidade de manter múltiplos, e importantes, contactos com políticos canadianos, em Toronto, onde o Presidente e o Secretário do GPA se deslocaram, em Maio último, para participar nas celebrações do Dia dos Açores. Esta ocasião permitiu, igualmente, a realização de diversos encontros com a comunidade açoriana ali emigrante.
4. Nas sessões plenárias da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa tivemos oportunidades de diálogo com membros da delegação canadiana, sempre interessados nas relações luso-canadianas, até por terem alguns deles comunidades portuguesas nas respectivas circunscrições eleitorais.
5. Hoje ainda a direcção do GPA recebeu a visita dos Deputados luso-canadianos Alexandra Mendes (Montreal) e Mário Silva (Toronto). Durante o encontro, entre outros assuntos, foi abordada a situação dos emigrantes portugueses nas respectivas circunscrições eleitorais, bem como a contribuição dos grupos parlamentares de amizade para o reforço da cooperação parlamentar.
6. Não foram realizadas despesas imputáveis ao orçamento do GPA.

Palácio de São Bento, 24 de Julho de 2009.
O Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade, Ricardo Rodrigues.

——— GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

1. O presente relatório refere-se ao período desde Janeiro e até ao fim da 4.ª sessão legislativa da X.
Legislatura da Assembleia da República.
2. Logo ao início do ano, o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal Estados Unidos da América levou a efeito um almoço de trabalho com o Embaixador Americano em Lisboa e outro com o Prof. Doutor Mário Mesquita, vogal do Conselho de Administração da FLAD.
3. Estes encontros permitiram interessantes trocas de impressões no primeiro caso, sobre as relações luso-americanas e o impacto da eleição do novo Presidente; no segundo, sobre as actividades da FLAD, em especial no tocante à Região Autónoma dos Açores.
4. O GPA promoveu a publicação de um pequeno livro bilingue, intitulado Solidariedade-Solidarity, documentando a aprovação da Lei Kennedy-Pastore, de 1958, que permitiu a imigração, nos Estados Unidos, de muitas famílias açoreanas atingidas pelas destruições causadas pelo Vulcão dos Capelinhos e as iniciativas levadas a cabo, pela Assembleia da República e pela Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, através dos respectivos GPA, para assinalar o cinquentenário de tal diploma, considerado paradigmático da especial relação existente entre os dois países, com foco nos Açores.
5. O livro foi objecto de extensa divulgação, personalizada, de âmbito nacional, incluindo ambas as Regiões Autónomas. Enviámos a carta, cuja cópia se encontra em anexo, a 157 entidades, com destaque para membros de órgãos de soberania e de Governo próprio regional, titulares de autarquias locais, bibliotecas públicas; e delas recebemos correspondência a acusar a recepção do livro tecendo comentários elogiosos à iniciativa do GPA.
6. Chegámos a pensar que poderia ocorrer a possibilidade de entregar exemplares do livro, em mão, aos nossos colegas do GPA homólogo na Câmara dos Representantes e à sua Presidente, que tão bem acolheu a delegação parlamentar portuguesa em Washington, em Setembro de 2008. Na dúvida, preparámos carta