O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | - Número: 041 | 8 de Agosto de 2009

Na 2.ª Comissão foram eleitos: — Roland Blum (França) para Presidente; — Ivor Callely (Irlanda) para Vice-Presidente; — Serhiy Shevchuk (Ucrânia) para Relator.
Na 3.ª Comissão foram eleitos: — Walburga Habsburg-Douglas (Suécia) para Presidente; — Robert Aderholt (EUA) para Vice-Presidente; — Mateo Mecacci (Itália) para Relator.

Decorreram, igualmente, eleições para quatro lugares de Vice-Presidente e para o cargo de Tesoureiro.
Para os quatro lugares de Vice-Presidente foram eleitos Petros Efthymiou (Grécia), Benjamin Cardin (EUA), Jean Charles Gardetto (Mónaco) e Isabel Pozuelo (Espanha). Os três primeiros vão cumprir um mandato de três anos. A Sr.ª Pozuelo cumprirá um mandato de um ano.
O Sr. Roberto Battelli (Eslovénia) foi eleito Tesoureiro.

Outras Reuniões Os membros da Delegação portuguesa participaram nas reuniões dos respectivos Grupos Políticos tendo apoiado, em cada um deles, a candidatura do Deputado João Soares à Presidência da AP OSCE.
O Presidente da AP OSCE participou numa reunião com os Estados do Cáucaso (Geórgia, Arménia e Azerbeijão) onde foi abordado o conflito no Nagorno-Karabakh, na Ossétia do Sul e na Abkázia e o papel da OSCE em cada um deles bem como a possibilidade de uma visita ao terreno, ainda em 2009, do Presidente da AP OSCE.

Reuniões bilaterais do Presidente da AP OSCE Presidente do Parlamento da Lituânia – foram discutidas as principais resoluções desta Sessão Anual, nomeadamente sobre o 20.º aniversário do derrube da ―Cortina de Ferro‖ e a oposição da Rõssia a certos aspectos deste item. Falou-se também acerca da situação interna na Lituânia. Delegação da Moldávia – abordou-se a situação resultante da marcação de novas eleições legislativas para 29 de Julho e a missão de observação da OSCE para esse acto eleitoral. Assembleia Parlamentar da Comunidade de Estados Independentes – falou-se acerca do retomar de negociações para a celebração de um Acordo de Cooperação em matéria de observação de eleições. A APCEI propôs a realização de uma conferência parlamentar em 2010, com a AP OSCE e a APCE, para comemorar os ―65 anos da vitória na 2.ª Guerra Mundial‖. Delegação do Afeganistão – O Presidente da AP OSCE revelou a sua disponibilidade para visitar o Afeganistão, um dos Parceiros Asiáticos da OSCE. Esta visita teria como objectivo fazer um ―reconhecimento do terreno tendo em vista uma futura missão de observação da AP OSCE ás eleições legislativas de 2010. Tanto a missão preparatória como a missão de observação só poderão ter lugar se forem dadas garantias de segurança suficientes. Foi também discutida a possibilidade de se realizar uma conferência regional, na Ásia Central, sobre o Afeganistão aproveitando a chamada ―iniciativa Bakiev‖ do Presidente do Quirguistão. A delegação afegã revelou que a segurança ç ―muito frágil‖ no sul mas tambçm em Kabul. A falta de infra-estruturas, a pobreza e o desemprego fazem com que parte da população apoie os talibãs os quais são ―financiados‖ com os proveitos do tráfico de droga. Para as eleições presidenciais de Agosto próximo calcula-se que cerca de 50% dos eleitores não vão votar devido a problemas de segurança. Direcção Internacional das ―Testemunhas de Jeová‖ (TJ) – fizeram o ponto de situação da sua presença na Ásia Central, nomeadamente no Cazaquistão (onde se notaram melhorias graças à intervenção do Presidente da AP OSCE); na Rússia, onde existem problemas graves com o Governo e com as autoridades policiais já que as TJ são caracterizadas como um ―grupo extremista‖ Consultar Diário Original