O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 033 | 2 de Agosto de 2010

IV. ENCONTRO COM A PRESIDENTE DA CÂMARA DOS LORDES, BARONESA HAYMAN

1. A Presidente da Câmara dos Lordes, Baronesa Hayman, recebeu muito amistosamente o Presidente da AR e a Delegação. Comentou estar ―honrada‖ pela visita, no contexto da ―celebração de uma data tão importante‖ na história das relações seculares entre o Reino Unido e Portugal.
Manifestou interesse sobre a situação política e económico-financeira em Portugal, bem como sobre a orgânica, regras regimentais e a prática parlamentar. Elaborou sobre a evolução da Câmara dos Lordes, a sua configuração actual, as regras de titularidade dos seus membros, a forma de designação e os poderes do Presidente.

2. O Presidente da AR respondeu aos interesses da sua interlocutora. Abordou o relacionamento entre os parlamentares dos dois países, destacando a visita em 2009, a Portugal, de membros das duas Câmaras, da qual resultou a sessão sobre as Linhas de Torres que, nessa tarde, teria lugar na Câmara dos Lordes. Informou também sobre o programa de comemorações do II Centenário da Guerra Peninsular e, em particular, sobre as iniciativas da Assembleia da República, desenvolvidas nesse quadro.

V. ANEXOS

1. Programa da visita; 2. Agenda / sumário da sessão de apresentação sobre as Linhas de Torres Vedras; 3. Informação de enquadramento sobre as Linhas de Torres Vedras (distribuído aos participantes); 4. Formulário de inscrição (distribuído aos participantes); 5. Informação sobre o Grupo dos Amigos das Linhas de Torres Vedras, pelo Coronel Gerald Napier; 6. Artigo de Andrew Roberts, (Finantial Times); 7. Informação sobre a Apsley House / Wellington e a Guerra Peninsular; 8. The House of Commons. A Brief Guide; 9. House of Lords. A Guide to Business.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

———