O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 | - Número: 009 | 24 de Novembro de 2012

cidadãos turcos para se deslocarem à UE – independentemente da deslocação ter lugar por razões profissionais, pessoais ou apenas para turismo.
Os cidadãos turcos encontram problemas sistemáticos na identificação e na obtenção dos documentos exigidos para dar início ao processo para obtenção do visto e no tratamento dado pelos funcionários dos consulados. O objetivo da Fundação entre outros, foi o de realizar um projeto que identifica estas dificuldades com exemplos – relata-os num relatório que foi recentemente amplamente difundido por vários oficiais, políticos e outras entidades da União Europeia. Este projeto recebeu o apoio da Câmara de Comércio e do Ministério da Economia Turco – cientes das dificuldades que a questão do visto coloca na procura de oportunidades de negócios para os seus cidadãos na União Europeia.
Entre 17 de novembro e 18 de janeiro de 2010. Foi estabelecida uma Linha Verde Visa para receber as chamadas de cidadãos turcos que tivessem sido confrontados com dificuldades na obtenção do visto para um país da UE. Durante este período foram recebidas 944 chamadas, das quais, 280 por telefone, 322 por correio eletrónico, 236 for fax e 96 por correio tradicional.
A Linha Verde Visa recebeu chamadas dos mais variados locais: 52 de cidades em diferentes regiões da Turquia, da Alemanha, Bélgica, Roménia, França e Malta. Da Turquia, a maioria das chamadas foram feitas a partir de Istanbul (243), Izmir (97) e Ankara (65). A grande maioria das chamadas vieram de empresários, estudantes e académicos – (detalhe em anexo).
Concluiu referindo que, os problemas na obtenção de vistos para a Europa são exemplos da grande dificuldade que os cidadãos turcos sentem em termos de concretização de oportunidades de negócios na UE, de integração mas, acima de tudo, em termos humanitários.

Encerramento dos trabalhos O Presidente Ali Ercoşkun (Turquia) encerrou os trabalhos, agradeceu efusivamente a presença e a participação de todos e informou que a próxima reunião da Comissão deverá lugar em fevereiro 2013.

______________

Palácio de S. Bento, 16 de novembro de 2012.
A Assessora Parlamentar, Isabel Botelho Leal — O Presidente da Delegação, Fernando Negrão (PSD).

———

Consultar Diário Original