O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 030 | 29 de Junho de 2013

Fórum Europeu de Parlamentares, discutirá a Agenda de Cooperação pós 2015 e a coerência das políticas para o desenvolvimento será um tema fundamental.
Depois desta exposição, espero que o empenho e a prática dos e das parlamentares de Portugal possa servir para alimentar o debate. Resta-me apenas agradecer a oportunidade deste debate, desejar que o mesmo seja produtivo e sobretudo lembrar que estamos a tratar não de um tema imperscrutável, mas sim, a falar de construir mais dignidade, de planear uma vida melhor para muitos seres humanos. A coerência das políticas para o desenvolvimento é uma das traves mestras desse edifício que cabe a nós construir.

A Deputada do PSD, Ângela Guerra.

———

Relatório referente à participação da Delegação da Assembleia da República na Sessão da Primavera de 2013 da Assembleia Parlamentar da NATO, que teve lugar no Luxemburgo, de 17 a 20 de maio de 2013

Decorreu na cidade do Luxemburgo, entre 17 e 20 de maio de 2013, a Sessão da Primavera da Assembleia Parlamentar da NATO (APNATO).
A Delegação portuguesa foi composta pelos Srs. Deputados Correia de Jesus (PSD – Presidente da Delegação), José Lello (PS – Vice Presidente da Delegação), Joaquim Ponte (PSD), Miranda Calha (PS-Vice Presidente da APNATO), Bruno Vitorino (PSD), Vitalino Canas (PS) e Luís Vales (PSD – membro suplente).
Os trabalhos da Sessão tiveram início com a reunião plenária, que incluiu, pela primeira vez, uma reunião conjunta da APNATO com os Embaixadores do Conselho do Atlântico Norte (NAC).
Tiveram ainda lugar as reuniões das Comissões Permanentes da Assembleia – Comissão para a Dimensão Civil da Segurança (CDS), Comissão para a Defesa e Segurança (DSC), Comissão de Economia e Segurança (ESC), Comissão para a Ciência e Tecnologia (STC), e Comissão Política (PC) – do Conselho Interparlamentar NATO-Rússia (NRPC) e da Comissão Permanente.
Os plenários das Comissões da Assembleia debateram as versões preliminares dos Relatórios, subordinadas aos temas:

– Encorajar a viragem democrática na região do Médio Oriente e Norte de África (CDS) – A integração Euro-atlântica da Geórgia: problemas internos e externos (CDS) – Os Balcãs ocidentais: preservar um futuro estável (CDS) – Afeganistão: 2014 e depois (DSC) – Smart Defence, Defesa estratégica: Pooling and Sharing desde o início (DSC) – Relações transatlânticas, parcerias globais: implementação do novo Conceito Estratégico através da cooperação e das parcerias (DSC) – Um arco de crise às portas da Europa: uma nova parceria estratégica Norte/Sul para o Sahel (DSC) – As implicações económicas e estratégicas da revolução do petróleo e do gás não convencionais (ESC) – Os gastos da Defesa, a Segurança Nacional e a Solidariedade da Aliança (ESC) – Integrar as economias da Bacia do Mediterrâneo (ESC) – A importância estratégica crescente da Ásia: implicações para a NATO (PC) – As parcerias da NATO com a Ásia Central (PC) – Segurança no Grande Norte: o papel da NATO (PC) – Melhorar a sobrevivência das forças terrestres da NATO (STC) – Novas ideias para as Forças Armadas Aliadas em matéria de energia: Responsabilizar, reduzir a procura, assegurar o aprovisionamento (STC) – O futuro do avião de combate: a caminho de uma 6.ª geração? (STC)