O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

79 | - Número: 015 | 1 de Abril de 2011

No que diz respeito ao meio de transporte utilizado verificou-se, em 2010, que a heroína foi, sobretudo, traficada com recurso ao transporte rodoviário (cerca de 70%) e aos meios aéreos (cerca de 25%). Também para o tráfico de ecstasy foram utilizados os mesmos meios de transporte, embora em razão inversa: cerca de 64% para o meio aéreo e de 36% para o rodoviário.
Os meios marítimos são sobretudo utilizados para o tráfico de cocaína (cerca de 68%) e haxixe (cerca 58%) que, no entanto, não excluem o transporte terrestre (aproximadamente 35%, no caso do haxixe e 14% no caso da cocaína). Relativamente a este último, o transporte aéreo assume também algum significado relativo (cerca de 18%). Em 2010 foram detidos 4.722 indivíduos por tráfico de estupefacientes. Tendo por base o universo de suspeitos detidos poder-se-á afirmar que o traficante de estupefacientes é maioritariamente português (cerca de 83%) ou originário de países com os quais Portugal mantêm profundas relações históricas, do género masculino (cerca de 90%) e tem idade superior a 21 anos (76 %):

H E R O Í N A C O C A Í N A H A X I X E E C S T A S Y
T i p o d e t r a n sp o r t e u t i l i za d o
D e s c o n h e c id o P o s t a l T e r r e s t r e Ma r ít imo A é r e o Nacionalidades
Portugal
Cabo Verde
Guiné Bissau
Brasil
Outras 0% 50% 100%
Sexo
Grupo etário
16 a 21
> 21
Masculino
Feminino