O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

pouco quando, acerca das propostas do PCP, disse que estas estavam estudadas, que mostravam conhecimento do local, etc.
Para não ser exaustivo, vou só referir as propostas 72-C, 527-C, 531-C, 532-C e 773-C, cujo conteúdo representavam propostas do PCP, contra as quais o Partido Socialista votou contra, apresentando-as agora numa outra versão.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr.ª Presidente, antes de mais, suponho que se põe esta questão adicional: se estamos a falar da mesma proposta, como já foi "chumbada", ela não pode voltar a ser votada!
Em todo o caso, queria referir-me à intervenção do Sr. Secretário de Estado do Orçamento, uma vez que levantou um problema institucional grave, ao afirmar que os Srs. Deputados do Partido Socialista têm uma informação privilegiada sobre o conteúdo dos projectos e que todas as propostas apresentadas pelos Deputados do PS foram vistas, em reunião, com o Sr. Ministro do Equipamento Social!
Sr.ª Presidente, temos aqui Deputados de "primeira" e de "segunda"?! O que é isto?

Vozes do PSD: - Uma vergonha!

O Orador: - Então, onde é que está a separação dos poderes?! Temos aqui a informação de um membro do Governo de que há um grupo parlamentar que reúne à parte com o Governo para analisar as propostas de alteração ao Orçamento que apresenta! Ou foi um lapso ou, então, do ponto de vista institucional, é uma questão grave que tem de ser clarificada.
Não podemos estar a discutir um Orçamento em que, primeiro, há Deputados que têm uma informação privilegiada sobre os projectos - nós também queremos toda essa informação - e, segundo, há Deputados que reúnem à parte com o Sr. Ministro para analisarem as propostas apresentadas. E esses são os Deputados apoiantes do Governo!
Sr.ª Presidente, ainda não estamos na "república das bananas", embora, às vezes, pareça... É preciso clarificar esta questão. Seguramente, a Sr.ª Presidente, como guardiã dos valores institucionais nesta reunião, terá uma palavra a dizer.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Rui Rio.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr.ª Presidente e Srs. Deputados, para ver se conseguimos prosseguir os nossos trabalhos, sugiro à Mesa e à Comissão o seguinte: julgo que a forma como as propostas de alteração do PS aqui estão apresentadas, neste momento, não permitem um voto consciente - aliás, se elas forem votadas de imediato, a única hipótese que vejo é a de votar contra todas elas, e limpo daí a minha consciência! Proponho, por isso, que se passe à votação das propostas seguintes para que o Partido Socialista, entretanto, durante a hora do almoço, faça uma organização diferente destas propostas.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Nós não estamos de acordo. As propostas são como são e o Sr. Deputado Rui Rio vota como entender!

O Orador. - Sr.ª Presidente, foi útil este aparte do Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira, pelo seguinte: a minha proposta ia no sentido de, durante o período do almoço, em função das intervenções aqui feitas, o Partido Socialista dar uma organização diferente às propostas, para efeitos de votação. Mas se o Partido Socialista quer manter a situação tal como está, em consciência, não posso ter outro sentido de voto que não seja o de votar contra tudo.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Secretário de Estado do Orçamento.

O Sr. Secretário de Estado do Orçamento: - Sr.ª Presidente, quero apenas responder ao Sr. Deputado Lino de Carvalho, fazendo-o de maneira muito breve.
Estando eu aqui presente ou não, o gabinete do Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares faz-me chegar as propostas que vão dando entrada e, a partir daqui, Sr. Deputado Lino de Carvalho - e penso que é uma prova de respeito para com esta Câmara -, o Governo aprecia essas propostas. Ou seja, o que estou a dizer é que o Sr. Ministro do Equipamento Social - e não falei em qualquer reunião, o Sr. Deputado Lino de Carvalho é que falou! - analisou as propostas que recebemos. Estou, pois, a informar que, no que toca ao Sr. Ministro do Equipamento Social, não há objecção a qualquer das alterações propostas.
Tal como referi, quando recebemos estas propostas de alteração, o Sr. Ministro do Equipamento Social também olhou para as propostas da oposição.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Incluindo as que deram entrada hoje?!

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria Celeste Cardona.

A Sr.ª Maria Celeste Cardona (CDS-PP): - Sr.ª Presidente e Srs. Deputados, não só analisei as propostas apresentadas pelo Partido Socialista como ouvi a discussão que aqui se gerou, por isso gostava de, através da Sr.ª Presidente, colocar a seguinte questão: as propostas apresentadas pelo Partido Socialista em que são, aparentemente - não as analisei as propostas uma a uma, mas fi-lo em termos globais -, retiradas verbas de outros projectos põem em causa os projectos que estão em curso, ou isso significa apenas retirar algumas verbas que, porventura, se considerou estarem a mais, isto é, sem pôr em causa as propostas relativas a outros projectos que estejam em curso?
Sr.ª Presidente, este esclarecimento é, para mim, essencial, por isso peço ao Partido Socialista que me dê essa explicação.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira.

O Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira (PS): - Sr.ª Presidente, Srs. Deputados,...

O Sr. Rui Rio (PSD): - Permite-me que lhe faça uma pergunta? Eu faço a pergunta e o Sr. Deputado responde!

O Orador: - Sr. Deputado, não se importa de me deixar intervir? Depois da minha intervenção, faça as perguntas que quiser!