O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 18 DE ABRIL DE 1887

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.

Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Approvada a acta, são introduzidos na sala e prestam juramento os srs. conde de Castello de Paiva, José Soares Pinto de Mascarenhas e Francisco de Lucena e Faro. - Mandam-se distribuir exemplares enviados pelo ministerio da fazenda e pela presidencia da junta do credito publico. - Teve segunda leitura a nota do sr. Fuschini, renovando a iniciativa dos projectos para a construcção de casas economicas para as classes pobres, apresentada na sessão antecedente. - Apresenta o sr. Pereira dos Santos alguns requerimentos, pedindo documentos, pelo ministerio das obras publica?.- Faz o sr. Fuschini algumas observações quanto ao parecer da commissão de verificação de poderes, que conclue por approvar que seja enviado ao tribunal especial o requerimento assignado por quinze srs. deputados, para que o processo de uma eleição lhe seja remettido. O sr. Fuschini pergunta se o processo não seria enviado ao tribunal, como determina a lei, se o parecer concluisse pela rejeição. Responde lhe o sr. presidente do conselho. - O sr. José de Azevedo Castello Branco refere-se aos acontecimentos do Porto, tomando parte neste incidente o sr. Lopo Vaz, presidente do conselho e João Arroyo, que pedira a palavra sobre o modo de propor.- Por susurro que se levanta na camara, chamando a presidencia á ordem por vezes, é interrompida a sessão. Meia hora depois reabre a sessão, dando o sr. presidente explicações. Dando-se de novo a palavra ao sr. Arroyo, e continuando este a discutir, não se limitando ao modo de propor, e levantando-se grande susurro na camara, retira o sr. presidente a palavra ao sr. deputado e passa-se á ordem do dia.- Começa a fazer-se a chamada para a eleição da commissão de administração publica, mas é tal o susurro e as reclamações que na esquerda da camara se levantam, que a sessão é de novo interrompida, encerrando-a o sr. presidente ás quatro horas e tres quartos da tarde.

Abertura da sessão - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 66 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Pereira, Antonio Augusto de Sousa e Silva, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Ennes, Antonio Lucio Tavares Crespo, Antonio Maria de Carvalho, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Simões dos Reis, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto Faustino dos Santos Crespo, Augusto Maria Fuschini, Bernardo Homem Machado, Carlos Lobo d'Avila, Conde de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Eduardo de Abreu, Emygdio Júlio Navarro, Ernesto Madeira Pinto, Fernando de Sousa Coutinho (D.), Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco José Fernandes Vaz, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Gabriel José Ramires, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, João Antonio Pires Villar, João Augusto Pina, João Ferreira Franco Pinto de Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João Marcellino Arroyo, João Menezes Parreira, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João de Sousa Machado, Joaquim de Almeida Correia Leal, Joaquim Alves Matheus, Joaquim Heliodoro da Veiga, Joaquim José Maria de Oliveira Valle, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, Joaquim Simões Ferreira, José Alves de Moura, José de Azevedo Castello Branco, José Maria Barbosa de Magalhães, José Bento Ferreira de Almeida, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim de Vasconcellos Gusmão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Andrade, José Maria Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha Oliveira e Sousa (D.), José Soares Pinto de Mascarenhas, José de Sousa Santos Moreira, Julio Cesar de Faria Graça, Luiz Augusto da Cunha Mancellos Ferraz, Luiz José Dias, Luiz do Mello Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Marcai de Azevedo Pacheco, Marianno Cyrillo de Carvalho, Pedro Victor da Costa Sequeira, Vicente Rodrigues Monteiro, Victoriano Estrella Braga, Visconde de Monsaraz e Zophimo Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alfredo Cesar Brandão, Anselmo de Assis Andrade, Antonio de Campos Valdez, Antonio Candido Ribeiro da Costa, Antonio Francisco Ribeiro Ferreira, Antonio José Gomes Neto, Antonio José Pereira Borges, Antonio Lopes de Guimarães Pedrosa, Antonio Luiz Gomes Branco de Moraes Sarmento, Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello Ganhado, Antonio Maria Jalles, Arthur Hintze Ribeiro, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Victor dos Santos, Eduardo José Coelho, Elizeu Xavier de Sousa e Serpa, Fernando Matoso dos Santos, Firmino João Lopes, Francisco António da Veiga Beirão, Francisco de Castro Gomes Monteiro, Francisco de Lucena e Faro (D.), Frederico de Gusmão Correia Arouca, Frederico Ressano Garcia, Guilhermino Augusto de Barros, Henrique de Sá Nogueira de Vasconcellos, Jeronymo Pereira da Silva Baima de Bastos, João Eduardo Scarnichia, João José dAntas Souto Rodrigues, João Lobo Santiago Gouveia, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Barbosa Collen, José Dias Ferreira, José Elias Garcia, José Frederico Laranjo, José Luiz Ferreira Freire, José Simões Dias, Julio Carlos de Abreu e Sousa, Julio José Pires, Lopo Vaz de Sampaio o Mello, Luiz Emilio Vieira Lisboa, Manuel Affonso Espregueira, Manuel dAssumpção, Manuel Pinheiro Chagas, Marianno José da Silva Prezado, Pedro Antonio Monteiro, Pedro Guilherme dos Santos Diniz e Tito Augusto de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Antonio Alves Pereira da Fonseca, Antonio Joaquim da Fonseca, Elvino José de Sousa e Brito, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Henrique da Cunha Matos de Mendia, João Cardoso Valente, João José Dias Gallas, Joaquim Antonio da Silva Cordeiro, Jorge O'Neill, José Maria de Oliveira Matos, José Maria dos Santos e Pedro Augusto Correia da Silva.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio da fazenda, acompanhando 170 exemplares da Estatistica dos impostos do real de agua e sal do anno economico de 1884-1885.

2.° Da junta do credito publico, acompanhando 150 exemplares do relatorio e contas, relativos á gerencia de 1885-1886 e exercicio de 1884-1885.

Para a secretaria.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, me sejam enviados com urgencia os seguintes esclarecimentos:

9