O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 19

SESSÃO DE 3 DE FEVEEEIEO DE 1896

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Costa Santos

Secretarios - os exmos. srs.

Amandio Eduardo da Motta Veiga
José Eduardo Simões Raião

SUMMARIO

Depois do lido o expediente, vota-se uma proposta do sr. Boavida para se lançar na acta um voto de sentimento pela morte de Pasteur. - O si. Eduardo Cabral amplia essa proposta. - Manda para a mesa um requerimento o sr. Francisco Patricio, pedindo nota das estampilhas henriquinas existentes na casa da moeda.-Apresentam requerimentos os srs. Santos Viegas, Ferreira Marques, Albino de Figueiredo, Theodoro Pinto Basto o visconde de Leite Perry. - O sr. visconde do Banho apresenta um projecto relativo á divisão eleitoral do concelho de Sattam. - Faz considerações a respeito do serviço de soccorros a naufragos o sr. Polycarpo Anjos. - Trocam explicações, a proposito da conservação nas fileiras dos soldados que deviam passar á reserva, os srs. Marianno de Carvalho e ministro da guerra.- O sr. ministro do reino, em nome do seu collega das obras publicas, propõe a accumulação com as funcções parlamentares dos deputados que são empregados do ministerio das obras publicas.

Na ordem do dia, projecto da reforma do regimento, entram no debate os srs. visconde do Banho, peixeira de Sousa, João Arroyo, Marianno de Carvalho, ministro do reino e Salgado de Araujo.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada, 62 srs. deputados. São os seguintes: - Aarão Ferreira de Lacerda, Abilio Augusto de Madureira Beça, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alfredo de Moraes Carvalho, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio Candido da Costa, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Antonio José Boavida, Antonio José da Costa Santos, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sonsa, Antonio Velloso da Cruz, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto Dias Dantas da Gama, Bernardino Camillo Cincinato da Costa, Conde de Pinhel, Conde de Villar Seçco, Diogo José Cabral, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Francisco José Patricio, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jacinto José Maria do Couto, Jayme de Magalhães Lima, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Pereira Charula, João Lopes Carneiro de Moura, João Marcellino Arroyo, João da Mota Gomes, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, José Antonio Lopes Coelho, José Coelho Serra, José Correia de Barros, José Eduardo Simões Baião, José Joaquim Dias Gallas, José Marcellino de Sá Vargas, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Julio Cesar Cau da Costa, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Manuel Bravo Gomes, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel José de Oliveira Guimarães, Quirino Avelino de Jesus, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomás Victor da Costa Sequeira, Visconde do Banho, Visconde da Idanha e Visconde de Leite Pery.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho da Cunha Pimentel, Alberto Antonio de Moraes Carvalho (Sobrinho), Antonio Adriano da Costa, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio de Castro Pereira Côrte Real, Antonio José Lopes Navarro, Diogo de Macedo, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Alves Bebiano, Joaquim do Espirito Santo Lima, José Adolpho de Mello e Sousa, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Freire Lobo o Amaral, José Joaquim Aguas, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, José Mendes Lima, José dos Santos Pereira Jardim, José Teixeira Gomes, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz Maria Pinto do Soveral, Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel de Bivar Weinholtz, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Romano Santa Clara Gomes, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde de Nandufe e Visconde do Tinalhas.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Victor dos Santos, Carlos de Almeida Braga, Conde de Anadia, Conde de Jacome Correia, Conde de Tavarede, Conde de Valle Flor, Fidelio de Freitas Branco, Ignacio Toso Franco, Jacinto Candido da Silva, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João Maria Correia Ayres de Campos, João Rodrigues Ribeiro, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Gil Borja Macedo e Menezes D.), Lucinio Pinto Leite, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Francisco Vargas, Manuel Joaquim Fratel, Manuel Pedro Guedes, Manuel de Sousa Avides, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Visconde de Palma de Almeida e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

O sr. Presidente: - Não se abriu a sessão mais cedo por não haver numero logal de srs. deputados. Peço a s. exas. o obsoquio de comparecerem mais cedo para se poder abrir a sessão a horas competentes.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

De D. Marianna de Sequeira Barreto de Mártens Ferrão, agradecendo a esta camara o voto de sentimento mandado exarar na acta das sessões pelo fallecimento de seu marido João Baptista da Silva Ferrão, de Carvalho Mártens.

Para a secretaria.

Segunda leitura

Proposta

Proponho que na acta das sessões d'esta camara se lance um voto de profundo sentimento pela morte do emi-

19